Métodos de Ensino
Esta unidade curricular centrar-se-á na articulação de conteúdos e temas das quatro áreas disciplinares e em exercícios artísticos. As sessões, que contemplarão a especificidade das áreas artísticas e a sua posterior integração, dividem-se em períodos de exposição teórica e atividades práticas, privilegiando-se, desta forma, a observação, a análise e a experimentação baseadas nos conteúdos abordados.
O processo avaliativo será contínuo, incidindo nas seguintes componentes e pesos:
1. Atividades práticas – avaliação do desempenho individual dos estudantes nas tarefas e atividades propostas nas aulas (50%);
2. Conceção teórico-prática, em grupo, de um exercício de integração de expressões artísticas a partir de um referente artístico proposto pelos docentes (50%).
Resultados de Aprendizagem
1. Identificar os processos criativos envolvidos nas técnicas activas de expressão e comunicação.
2. Conhecer e saber utilizar as linguagens elementares das artes, adequando-as às necessidades dos destinatários, utilizando técnicas e estratégias das expressões que integrem os domínios do processo artístico.
3. Desenvolver exercícios orientados para a intervenção interdisciplinar artística, no domínio da educação para a saúde.
Programa
1. Estudo e vivência experiencial dos conteúdos:
1.1. Arteterapia
1.1.1. Fundamentos conceptuais da arteterapia – arte e cultura como referentes.
1.1.2. Técnicas e métodos de trabalho – práticas bidimensionais e tridimensionais.
1.2. Dançoterapia
1.2.1. Aspetos conceptuais: corpo, relação e expressão – abordagens teóricas e pressupostos básicos.
1.2.2. Intervenção: orientações metodológicas e abordagens, em diferentes contextos e populações.
1.3. Dramaterapia
1.3.1. Do teatro à Dramaterapia.1.3.2. Vivência prática dos elementos dramáticos e a sua implicação para a promoção do bem-estar
pessoal e social.
1.4. Musicoterapia
1.4.1. Aspetos conceptuais: elementos constitutivos da música – a sua influência no comportamento humano; Musicoterapia – princípios e fundamentos.
1.4.2. Intervenção: abordagem aos métodos musicoterapêuticos – propostas de adequação a diferentes contextos e populações.
2. Integração das artes em processos de intervenção.
Métodos de Avaliação
- - Atividades práticas - 50.0%
- - Concepção teórico-prática - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Berrocal, J.(2013).Música y neurociencia: la musicoterapia – sus fundamentos, efectos y aplicaciones terpéuticas.Barcelona: UOC.
Ciornai, S. (org.)(2005).Percursos em arteterapia: arteterapia e educação, arteterapia e saúde.
S.Paulo:Summus.
Ciornai, S.(2004).Percursos em arteterapia: ateliê terapêutico, arteterapia no trabalho comunitário,trabalho plástico e linguagem expressiva, arteterapia e história da arte. S.Paulo:Summus.
Leigh, L. et al. (2012). Dramatherapy with Children, Young People and Schools. Enabling Creativity, Sociability, Communication and Learning. Londres: Routledge.
Lopez, M. (2006). Arteterapia. Conocimiento interior a traves de la expressión artística. Madrid: Tutor Psicologia.
Motos Teruel, T. (2015). Teatro aplicado: teatro del oprimido, teatro playback, dramaterapia. Barcelona: Octaedro.
Payne,H. (2006). Dance movement therapy, theory and practice. London: Routledge.
Pereyra, G. (2013). Musicoterapia; iniciación, técnicas y exercícios. Barcelona: E. Robinbook.