Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas os conteúdos programáticos são apresentados sob a forma de slides, aos quais os alunos têm acesso e, sempre que se justifique, é usado o quadro da sala de aula. No decorrer das aulas e à medida que os conceitos, deduções e princípios são apresentados, os alunos são solicitados a participar, através de questões levantadas pelo docente, ou vice-versa, para verificar se estão a acompanhar a matéria. Nas aulas teórico-práticas, os alunos resolvem as folhas de exercícios sobre os diversos conteúdos programáticos, havendo a preocupação em fazer-se um acompanhamento o mais personalizado possível, sobretudo para aqueles que demonstrem menor capacidade de desempenho.
Resultados de Aprendizagem
Como objetivos principais pretende-se que os alunos: i) apreendam os princípios básicos e as leis da termodinâmica; ii) adquiram conhecimentos teóricos sobre a Termodinâmica do Equilíbrio de Fases; iii) se apercebam da sua vasta aplicabilidade e como, através de desenvolvimentos lógicos, se podem estabelecer relações entre as diversas propriedades físicas. No final do semestre, os alunos deverão estar preparados para trabalharem com os diversos sistemas de unidades na resolução de problemas, saberem consultar as tabelas de propriedades, aplicarem a 1ª Lei da Termodinâmica a sistemas fechados e a volumes de controlo (estado estacionário), adquirirem conhecimentos sobre a termodinâmica das soluções ideais e diluídas ideais e saberem aplicar a lei de Raoult e a lei de Henry, saberem aplicar a equação de Clapeyron ao equilíbrio de fases, construírem diagramas de equilíbrio de sistemas binários e aplicarem a regra da alavanca.
Programa
Primeira Parte – Sistemas de Composição Fixa
1. Conceitos Básicos em Termodinâmica
2. Propriedades de Substâncias Puras
3. A Primeira Lei da Termodinâmica: Sistemas Fechados
4. A Primeira Lei da Termodinâmica: Volumes de Controlo
Segunda Parte – Sistemas de Composição Variável
1. Sistemas com Composição Variável
2. Soluções Ideais
3. Soluções Diluídas Ideais
4. Soluções não Ideais
5. Equilíbrio de Fases em Sistemas com um só Componente
6. Equilíbrio de Fases em Sistemas Binários
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
1. Çengel, Y. & Boles, M. (2015). Thermodynamics: An Engineering Approach (8th Edition). New York: McGraw-Hill Companies, Inc.
2. Atkins, P. & Paula, J. (2014). Physical Chemistry (10th Edition). Oxford: Oxford University Press.
3. Lobo, L. & Ferreira, A. (2006). Termodinâmica e Propriedades Físicas (Vol.1). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.
4. Moran, M., Shapiro, H., Boettner, D. & Bailey, M. (2011). Fundamentals of Engineering Thermodynamics (3rd Edition). New York: John Wiley & Sons, Inc.
5. Haynie, D. (2008). Biological Thermodynamics (2nd Edition). New York: Cambridge University Press.
6. Azevedo, E. (2011). Termodinâmica Aplicada (3ª Edição). Lisboa: Escolar Editora.
7. Abbott, M. & Van Ness, H. (1992). Termodinâmica. Lisboa: McGraw-Hill de Portugal.
8. Levine, I. (2007). Physical Chemistry (4th Edition). New York: McGraw-Hill, Inc.