Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos gerais de programação e desenvolvimento de Software.
Linguagem Java.
Métodos de Ensino
Exame (60%)
Avaliação Prática (40%) – realizados de forma assíncrona e/ou em tempo de aula.
A nota prática não substituída por qualquer prova subsequente. Em caso de manifesta impossibilidade de um aluno poder comparecer na data indicada, poderá ser acordada a realização da prova em data posterior
Resultados de Aprendizagem
Nesta unidade curricular os alunos aprendem os conceitos fundamentais sobre planeamento e realização de testes de software, assim como qualidade de software e técnicas e normas para a gestão de qualidade nos processos de desenvolvimento de software. Ao completarem esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:
- Conhecer os conceitos subjacentes à qualidade de software.
- Planear e executar testes.
- Avaliar a qualidade de software nas várias etapas de desenvolvimento.
- Determinar as técnicas de teste apropriadas consoante as características do produto e etapa do seu desenvolvimento.
- Conhecer e aplicar critérios de cobertura de testes.
- Usar ferramentas de teste.
Programa
- Introdução – Atividades de Teste – Terminologia.
- Testes de entradas – Testes baseados nas interfaces e funcionalidade – black box testing.
- Testes baseados em Grafos – Critérios de cobertura baseados em grafos – Casos de teste aplicados a código fonte.
- Testes lógicos – Testes lógicos aplicados ao código fonte.
- Testes baseados na sintaxe – Testes de mutação.
- Considerações Práticas – Ferramentas e SQA nas organizações e normas.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO