Métodos de Ensino
A metodologia adotada é do tipo expositivo ativo, utilizando diapositivos, vídeos e publicações científicas, que serão disponibilizados aos estudantes. A avaliação desta unidade curricular é realizada mediante uma prova escrita final que incide sobre os conteúdos programáticos lecionados nas aulas.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver conhecimentos na distinção das características EEG nas diferentes patologias neurológicas ou sistémicas. Obter uma consciência crítica na identificação de padrões EEG normais e patológicos, integrando as várias áreas do conhecimento. Compreender a complementaridade entre diferentes técnicas de aquisição e a importância do enquadramento clínico.
Desenvolver aptidões para estabelecer raciocínios que permitam aferir sobre a suspeita diagnóstica perante padrões EEG específicos, identificando problemas e compreendendo a evolução de um quadro clínico e suas diferentes características neurofisiológicas.
Aquisição de competências para definir estratégias para que a execução e análise de EEG contribua para o aumento do desempenho profissional, relacionando os conhecimentos obtidos com a prática diária.
Perante padrões anómalos/atípicos deverá ser capaz de adequar as suas práticas, e definir novas abordagens técnicas para aumentar a sensibilidade e precisão diagnósticas.
Programa
1. Princípios básicos e fundamentos anatomofisiológicos inerentes ao sinal electroencefalográfico;
2. Padrões EEG normais ao longo da vida e suas variantes;
3. EEG Clínico:
a. malformações congénitas do desenvolvimento cortical
b. doenças neurodegenerativas
c. tumores cerebrais e outras lesões ocupantes de espaço
d. doenças inflamatórias e metabólicas
e. doenças cerebrovasculares
f. anóxia, coma e morte cerebral
4. EEG Clínico nas Epilepsias:
a. período neonatal pré-termo e termo
b. infância à adolescência
c. adultos e idosos
d. estado de mal convulsivo e não convulsivo
e. crises pseudo-epilépticas
5. EEG na Cirurgia da Epilepsia
6. EEG e funções neurocognitivas
7. Neurofarmacologia e anestesia
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Schomer D et al. (2018). Niedermeyer’s Electroencephalography: Basic Principles, Clinical Applications, and Related Fields. 7ªEd
Ebersole JS et al. Current Practice of Clinical Electroencephalography. 4rd Ed. 2014
Blume W et al. (2010). Blume’s Atlas of Pediatric and Adult Electroencephalography. Lippincott Williams & Wilkins, Baltimore
Nunez P, Srinivasan R. (2006). Electric Fields of the Brain: The Neurophysics of EEG. 2ª ED. Oxford University Press
Mizrahi EM et al (2004). Atlas of Neonatal Electroencephalography. 3ª ED. Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia, USA
Eeg-Olofsson KE (2007). Pediatric Clinical Neurophysiology (International Review of Child Neurology. Mac Keith Press
Bureau M et al (2012). Epileptic Syndromes in Infancy, Childhood and Adolescence, 5th. Edition with video. John Libbey Eurotext, France
Rossetti AO (Editor), Laureys S (Editor) (2015). Clinical Neurophysiology in Disorders of Consciousness: Brain Function Monitoring in the ICU and Beyond 2015th Edition