Conhecimentos de Base Recomendados
Tópicos de Matemática e Estatística é uma unidade curricular de fundamentos de Matemática do 1.º ano e 1.º semestre do plano curricular do curso de Licenciatura em Solicitadoria e Administração, que tem como objetivo harmonizar e adequar o nível de conhecimentos matemáticos dos alunos deste curso. Assim, os conhecimentos base recomendados são apenas os comuns aos vários programas das disciplinas de Matemática em Portugal, nas componentes de Álgebra, Funções e Estatística, dos diversos ramos do ensino obrigatório em Portugal (http://www.dge.mec.pt/).
Métodos de Ensino
As aulas são, de acordo com o que está determinado no plano curricular, teórico-práticas. Na parte teórica, de revisão/introdução de conceitos e resultados, será usado, predominantemente, o método expositivo. A parte prática será destinadas à resolução de problemas sob orientação do professor, mas incentivando-se a resolução autónoma. Em qualquer uma das componentes, far-se-á prevalecer uma forte interação entre os conceitos e a sua aplicação concreta, dando, tanto quanto possível, um papel central à visualização e à análise de situações particulares. O bom acompanhamento das aulas por parte do aluno pressupõe que, regularmente, haja um trabalho prévio de preparação e um estudo posterior de consolidação das matérias e aquisição de destreza na componente prática. Todos os materiais de apoio são disponibilizados na plataforma InforEstudande|Nonio, com a plataforma Teams do Microsoft Office 365 a poder ser usada de forma complementar, ambas com o acesso institucional disponibilizado pela Coimbra Business School | ISCAC.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver nos alunos a capacidade para compreender, selecionar e aplicar métodos matemáticos ou estatísticos necessários à resolução dos problemas reais inerentes à profissão que se propõem prosseguir.
Com os conteúdos de Tópicos de Matemática pretende-se também recordar os alunos das ferramentas básicas da Matemática e ainda fornecer-lhes os conhecimentos matemáticos fundamentais, em particular, de funções, que permitam a sua boa aplicação noutras áreas do conhecimento abrangidas no plano curricular do curso.
Com os conteúdos de Estatística pretende-se fornecer aos alunos as bases necessárias que lhes permitam analisar uma amostra a partir da obtenção dos quadros de distribuição, da construção de gráficos, da determinação e interpretação de medidas estatísticos e utilizar a correlação e regressão para análise e na previsão.
Programa
0. Revisões
Valor aproximado e arredondamento
Variação absoluta e variação relativa/percentual
Conjuntos
Equações e inequações polinomiais
1. Matemática
Funções
1. Generalidades. Gráficos.
2. Algumas funções especiais: funções polinomiais – função linear e função quadrática; função exponencial e função logarítmica.
3. Derivada: noção geométrica de derivada; interpretação; regras de derivação; aplicações.
2. Estatística
Estatística Descritiva
1. Introdução e terminologia. Organização de dados.
2. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Características de forma.
Correlação e regressão linear
1. Motivação. Natureza da relação entre variáveis. Correlação.
2. Regressão linear e a reta dos mínimos quadrados. Coeficiente de determinação. Previsão.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Fundamental:
- Harshbarger, R., Reynolds, J. (2006). Matemática Aplicada: Administração, Economia e Ciências Sociais e Biológicas, 7.ª edição. McGraw Hill.
- Webster, A. (2006). Estatística Aplicada à Administração e Economia. McGraw-Hill.
Complementar:
- Caraça, B.J. (1998). Conceitos Fundamentais de Matemática. Gradiva.
- Curto, J.D. (2016). Estatística: muitas aplicações em Excel e poucas fórmulas. Edição do Autor.
- Garcia, R., Rosa, M.J.V., Barbosa, L. (2017). Que número é este? Um guia sobre estatísticas para jornalistas. Pordata, Fundação Francisco Manuel dos Santos. https://www.ffms.pt/publicacoes/detalhe/1963/que-numero-e-este
- Khan Academy Portugal: Matemática. https://pt-pt.khanacademy.org/math/