Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos em Farmacocinética e Farmacodinâmica, Farmacologia I e II.
Métodos de Ensino
M1. Os alunos devem organizar o processo de aprendizagem valorizando as capacidades de aprender e trabalhar em
colaboração. A partir do suporte bibliográfico disponibilizado, devem integrar os conhecimentos, com trabalhos em
grupo e analise de casos práticos que apresentam. O docente atua como dinamizador dos processos de aprendizagem.
M2. A aprendizagem baseia-se no estudo teórico, análise e discussão de casos. Na componente teórica recorre-se ao
método expositivo, com aprendizagem centrada no aluno.
M3. Trabalhos de grupo, com instrumentos colaborativos de divulgação de conhecimento, constituindo o seu empenho
e a relação com esses meios, fatores relevantes na aprendizagem. A matriz prática é orientada para a ação, através do
ensino por Investigação, onde o aluno é desafiado a resolver casos clínicos. (Problem Based Learning)
A aquisição de conhecimentos é comprovada com prova escrita (60%) e trabalho de pesquisa bibliográfica com
apresentação e/ou resolução de casos práticos (40%).
Resultados de Aprendizagem
O1. Desenvolver competências e capacidades no âmbito do processo de raciocínio toxicológico no contexto do uso do
medicamento.
O2. Compreender os princípios associados à Toxicocinética e Toxicodinâmica, compreendendo os mecanismos da
toxicidade medicamentosa e os fatores intervenientes.
O3. Reconhecer os sinais e sintomas das intoxicações mais frequentes, saber identificar decisões terapêuticas de
urgência e medidas com carácter preventivo.
O4. Caracterizar e antecipar eventuais interações entre medicamentos, alimentos e outras substâncias.
O5. Compreender os riscos associados à utilização de medicamentos, em regimes de automedicação e polimedicação,
bem como caracterizar os tipos de erros de medicação e definir estratégias de prevenção.
Programa
1. Princípios Gerais de Toxicologia
1.1. Introdução à Toxicologia–conceitos e história
1.2. Toxicocinética e Toxicodinâmica
1.3. Substâncias tóxicas:metais pesados, pesticidas, drogas de abuso
2. Toxicologia Medicamentosa
2.1. Epidemiologia das intoxicações agudas por medicamentos.
2.2. Toxicidade dos medicamentos – grupos terapêuticos, efeitos adversos dos fármacos sobre órgãos e sistemas
2.3. Antídotos
2.4. Prevenção das Intoxicações – Tratamento geral das intoxicações
2.5. Relação dose-resposta
2.6. Testes de toxicidade in vivo e in vitro
2.7. Toxicidade de órgãos alvo-Resposta tóxica hepática, renal, do sistema respiratório, do sistema nervoso, do
sistema digestivo e toxicidade dérmica. Sistema reprodutor; sistema imune: Imunotoxicidade
3. Interações Medicamentosas
3.1. Interações Medicamento-Medicamento
3.2. Interações Medicamento Alimento
3.3. Interações Medicamento-Doença
3.4. Interações farmacocinéticas e farmacodinâmicas.
4. Erros de medicação, polimedicação e automedicação
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Principal
- Casarett & Doull’s Toxicology: The Basic Science of Poisons, 8ª Ed by Curtis Klaassen, 2013
- Afonso Esteves. Intoxicações agudas. In Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas, 2001
Secundária
- Ferner, Robin E., and Jeffrey K. Aronson. “EIDOS.” Drug safety33.1 (2010): 15-23.
- Aronson, J. K. (Ed.). (2015). Meyler’s side effects of drugs: the international encyclopedia of adverse drug reactions and interactions. Elsevier.
- Kaeding, M., Schmälter, J., & Klika, C. (2017). Pharmacovigilance in the European Union.
- Flanagan, R. J., Braithwaite, R. A., Brown, S. S., Widdop, B., De Wolff, F. A., & World Health Organization. (1995). Basic analytical toxicology.
- Lodola, A., & Stadler, J. (Eds.). (2011). Pharmaceutical Toxicology in Practice: A Guide to Non-clinical Development. John Wiley & Sons.
- Aronson, J. K. (2009). Medication errors: definitions and classification. British journal of clinical pharmacology, 67(6), 599-604.
- Bower, M., & Waxman, J. (2008). Compêndio de Oncologia. Lisboa: Instituto Piaget