Tração e Veículos Elétricos

Conhecimentos de Base Recomendados

Máquinas Elétricas
Eletrónica de Potência

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino consiste em:
Aulas teóricas presenciais, com projeção de slides (Powerpoint e outros) e vídeos sobre os temas abordados, com extensa visita a páginas web relevantes;
Aulas práticas laboratoriais, com realização do trabalho em grupo sobre diversos temas da unidade curricular.
Nestas aulas, é também realizada uma visita ao Laboratório de Máquinas Elétricas e ao Lab. de Acionamentos Eletromecânicos, para contacto com o projeto de veículo elétrico do ISEC (www.dee.isec.pt/veil ) , VEIL , que o docente coordena, bem como com projetos de investigação financiados pela FCT (num dos quais o docente é o investigador principal).

Resultados de Aprendizagem

Em primeiro lugar pretende-se ajudar os alunos a tomarem consciência da importância e dos problemas da mobilidade e sensibilizando-os para as possíveis soluções, que passarão inevitavelmente pela tração elétrica (pura e híbrida), incluindo novas estratégias de mobilidade.
De seguida são abordados os princípios e as tecnologias utilizadas na tração elétrica rodoviária e ferroviária, de forma a dotar os alunos de conhecimentos e competências técnicas para enfrentar o mercado de trabalho emergente nesta área. São também abordados aspetos da motorização elétrica no meio aquático (barcos elétricos).
São ainda fornecidos elementos e pistas para poderem prosseguir o estudo por si próprios e manterem-se atualizados, após a conclusão do curso.

Programa

Parte 2: VEÍCULOS ELÉTRICOS RODOVIÁRIOS
1. Veículos elétricos (VE) a baterias (VEB) e híbridos (VEH), tipos e componentes; história.
2. Modelo dinâmico.
3. Baterias: princípio de funcionamento, tipos e características. Carregadores. Carga e descarga. Modelos comerciais.
4. Células e pilhas de combustível (FC): princípio de funcionamento; sistema FC; parâmetros; tipos; problemas das FC e do hidrogénio.
5. Supercondensadores e volantes de inércia.
6. VEH: tipos e níveis; estratégias para eficiência; modelos e modos de funcionamento.
7. Motores e “drives” CC e CA.
PARTE 3: TRAÇÃO ELÉTRICA FERROVIÁRIA
1. História; evolução tecnológica.
2. Tração em Portugal.
3. Características: Tensões e frequências; tipos de catenárias; Esquema elétrico e estudo de linha urbana DC; disposição dos eixos e designação dos eixos motores.
4. Modelo dinâmico.
5. Motores e drives.
6. Alta velocidade.
PARTE 4 -BARCOS ELÉTRICOS

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO