Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Na parte introdutória serão transmitidos os conhecimentos básicos teóricos necessários para a contextualização das tarefas a serem executadas. Posteriormente, esse conhecimento será utilizado durante a implementação das tarefas práticas propostas, alcançando-se assim sua consolidação e expansão. As tarefas práticas também são destinadas a adquirir capacidades de execução e, sempre que possível, essas tarefas serão de atividades em andamento.
A avaliação é concebida para medir os conhecimentos técnicos adquiridos e o grau de cumprimento em cada uma das competências.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer os motivos de interesse dos caminhos na natureza e seus impactos.
2. Conhecer os procedimentos e alternativas para o planeamento, construção, manutenção e homologação de trilhos.
3. Planear a implantação de um trilho pedestre, efetuar ou orientar atividades de construção e manutenção.
4. Conhecer os requisitos e regulamentos aplicáveis a trilhos multi-uso e a atividades de competição ou de passeio em veiculos motorizados.
5. Saber ponderar as vantagens e desvantagens deste tipo de intervenções e atividades para o Turismo e para a Natureza.
6. Planear e implementar ações que avaliem parâmetros pertinentes à qualidade da infraestrutura e da sua utilização.
Programa
1. Introdução: Contextualização: o que é um trilho; balanço económico, social, ambiental; Planeamento: objetivos, informação a reunir, recursos e limitações, sustentabilidade, usabilidade e acessibilidade, dimensionamento; Construção: segurança, construções e sinalética, equipamento e materiais, manutenção; Registo e divulgação de trilhos e percursos.
2. Trilhos multiuso: Vias cicláveis e equestres; Veículos motorizados e competição
3. Definição de percursos: Seleção de pontos; Interpretação do terreno em cartas e fotografias; Traçado de percursos e de perfis altitudinais; Atividades de marcação em campo a partir do traçado em cartas e GPS.
4. Construção do trilho: Delimitação e limpeza; Consolidação do piso; Construções para segurança, sustentabilidade, usabilidade e acessibilidade; Sinalização de orientação e informativa/interpretativa; Programação de manutenção.
5. Avaliação da qualidade: Segurança e sustentabilidade; Usabilidade e acessibilidade; Satisfação.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
FCMP (2006)-Regulamento de Homologação de Percursos Pedestres. Disponível em http://www.fcmportugal.com/Percursos.aspx
FLINK, C; OLKA, K & SEARNS, R (2001)-Rails to Trails Conservancy. Trails for the Twenty-First Century: Planning, Design, and Management Manual for Multi-Use Trails (2nd ed). Washington DC: Island Pres.
IMBA (2004)-Trail Solutions: IMBA’s Guide to Building Sweet Singletrack. International Mountain Bicycling Association.
MARTIN, GA (ed.) (2011)-Fences, Gates, and Bridges: And How to Make Them. Skyhorse Publishing.
STEINHOLTZ, RT & VACHOWSKI, B; 2007. Wetland Trail Design and Construction. lulu.com
TORONTO’S TSPF (2014)-Toronto Multi-use Trail Design Guidelines. Toronto’s Transportation Services and Parks, Forestry and Recreation Divisions.
ZELLER, J; DOYLE, R & SNODGRASS, K (2012)-Accessibility Guidebook for Outdoor Recreation and Trails. U.S. Department of Agriculture, Forest Service, Missoula Technology and Development Center.