Turismo Acessível

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia reparte-se entre as seguintes atividades:

– Aulas teórico-práticas de modo a dotar os alunos de conceitos base para a aprendizagem

– Desafos e questões aula de modo a promover o espírito crítico e construção criativa;

– Análise de estudos de casos incentivando a autoformação nos diversos domínios que compreendem a análise da temática de Turismo Acessível

– Visita de estudo de modo a possibilitar contactar com casos de boas práticas neste domínio

– Sessões de orientação tutorial destinadas a acompanhar e supervisionar o trabalho autónomo não presencial desenvolvido pelos alunos.

Resultados de Aprendizagem

Os objetivos da unidade curricular assentam na aquisição de competências que permitam aos alunos:

– Conhecer os princípios do desenho universal aplicados ao turismo

– Identificar as principais diretrizes e regulamentos, nacionais e internacionais no domínio do turismo acessível

– Reconhecer a dimensão social subjacente ao desenvolvimento do Turismo Acessível

– Reconhecer as vantagens competitivas do desenvolvimento da oferta de bens e serviços turísticos acessíveis

– Compreender os inibidores e facilitadores à participação das pessoas com necessidades especiais no turismo

-Identificar os principais fatores a ter em conta na promoção de produtos e serviços turísticos acessíveis a todas as pessoas;

– Reconhecer a importância da acessibilidade em toda a cadeia de valor dos serviços turísticos.

– Conhecer e aplicar as melhores práticas de acessibilidade e inclusão nos serviços e produtos turísticos.

– Conhecer a evolução do turismo acessível em Portugal

Programa

1. Conceitos e enquadramento

1.1.  Conceitos incapacidade, deficiência, turismo acessível

1.2.  Do modelo médico ao modelo social

1.3.  Acessibilidade e o Paradigma do Desenho Universal

1.4.  Enquadramento normativo, diretrizes e códigos de conduta

 

2. Turismo acessível na perspetiva da procura

2.1.  Dimensão/diversidade do mercado e fatores de crescimento

2.2.  Principais inibidores e facilitadores à participação em atividades turísticas

2.3.  Estratégias de negociação utulizadas pelos turistas com necessidades especiais

 

3. A oferta turística acessível

3.1.  A dimensão física e humana

3.2.  A abordagem sistémica do Turismo Acessível

3.3.  O estado da arte em Portugal

3.4.  Casos de boas práticas

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua/ Periódica
  • - Realização de um trabalho de grupo - 50.0%
  • - Desafios e questões aula - 20.0%
  • - Prova escrita - 30.0%
Exame
  • - Prova escrita - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Devile, E. (2017). Turismo Acessível. In. F. Silva, J. Umbelino (eds). Planeamento e Desenvolvimento Turístico. (pp 63-78). Lisboa: Lidel. Devile, E. L., & Kastenholz, E. (2018). Accessible tourism experiences: the voice of people with visual disabilities. Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events, 10(3), 265–285

Kastenholz, E., Eusébio, C., & Figueiredo, E. (2015). Contributions of tourism to social inclusion of persons with disability. Disability & Society, 7599(November), 1259–1281.

Moura, A., Eusébio C, & Devile, E. (2022). The ‘why’ and ‘what for’ of participation in tourism activities: travel motivations of people with disabilities, Current Issues in Tourism, DOI: 10.1080/13683500.2022.2044292

Turismo de Portugal, IP. (2017). Manual de Gestão de Destinos Turísticos Acessíveis. Lisboa: Turismo de Portugal. UNWTO. (2016). Tourism for All – promoting universal accessibility. Madrid. https://doi.org/10.18111/9789284418138