Métodos de Ensino
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diversas tipologias de métodos apropriados a cada tipo de conteúdo:
-Aulas teórico-práticas, participadas pelos estudantes, para revisão e debate de conceitos;
-Palestras dadas por convidados, de outras instituições de ensino superior ou por figuras proeminentes em áreas de trabalho afins ao curso;
-Análise crítica de casos relacionados com os assuntos abordados nas aulas;
-Elaboração de trabalhos de projeto sob orientação;
-Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo.
Resultados de Aprendizagem
Como resultado do processo de ensino-aprendizagem, o estudante:
1. Compreende e explica a vinculação identitária do ser português a um repertório coletivo de símbolos, legado por um passado histórico comum.
2. Promove a cultura portuguesa na sua homogeneidade nacional e na sua diversidade regional.
3. Compreende a articulação entre cultura, património cultural e turismo bem como o respetivo enquadramento jurídico.
4. Identifica as indústrias culturais tradicionais e modernas.
5. Compreende o conceito de Turismo Cultural como fator de desenvolvimento regional e local.
6. Identifica e caracteriza as fases do processo de passagem de um recurso cultural a produto de Turismo Cultural.
7. Identifica e caracteriza subtipos de Turismo Cultural.
8. Avalia a sustentabilidade e os limites das estratégias de promoção do Turismo Cultural.
9. Avalia a contribuição do Turismo para a conservação do património.
10. Utiliza metodologias de desenho de projetos de Turismo Cultural.
Programa
1. Dilucidação dos conceitos de “cultura”, “identidade nacional”, “património”, “património cultural” e “patrimonialização”.
2. Recurso cultural, mercado cultural e turismo cultural:
– Mercantilização da cultura;
– Indústrias culturais tradicionais e modernas;
– Justificação e desafios da intervenção governamental na cultura;
3. Património, Turismo Cultural e Desenvolvimento Sustentável:
– A procura do Turismo Cultural. Estudo dos públicos.
– Património natural e cultural como recursos para o desenvolvimento regional e local;
– Fases da passagem de recurso cultural a produto de turismo cultural.
4. Novos desafios do Turismo Cultural:
– Sub-tipos de Turismo Cultural
5. Sustentabilidade e limites das estratégias de promoção do Turismo Cultural:
– Contribuição do Turismo para a conservação do património;
– Princípios de planificação integrada;
6. Metodologia de desenho de projetos de Turismo Cultural.
Métodos de Avaliação
- - Projeto individual escrito com apresentação oral ou um teste escrito parcial - 60.0%
- - Trabalhos individuais - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
BALLART HERNÁNDEZ, Josep; TRESSERRAS, Jordi (2008) – Gestión del Patrimonio Cultural. Barcelona: Editorial Ariel.
DIAS, Jorge (1971) – “Os Elementos Fundamentais da Cultura Portuguesa”. In Estudos do Carácter Nacional Português. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar.
MARQUES, L.; RICHARDS, G. (Eds) (2014). Creative Districts Around the World. Celebrating the 500th Aniversary of Bairro Alto. Breda: NHTV.
MARTINS, Guilherme D’Oliveira (2009) – Património, Herança e Memória. A Cultura como Criação. Lisboa: Gradiva.
PEREIRO PÉREZ, Xerardo (2009) – Turismo Cultural. Uma Visão Antropológica. El Sauzal (Tenerife): Asociación Canaria de Antropología. (PASOS, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, nº 2).
RICHARDS, Greg (2001) – “El Desarrollo del Turismo Cultural en Europa”. Revista de Estudios Turísticos, nº 150 (Número monográfico: Turismo Cultural), pp. 3-13.
TIMOTHY, D. (2011). Cultural Heritage and Tourism. Bristol: Channel View Publications.