Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Os conteúdos teórico-práticos serão apresentados através da exposição oral e da apresentação Powerpoint, complementados através da visualização de vídeos didáticos, análise/discussão de textos e estudos de caso. Nas aulas práticas-laboratoriais serão adotadas as seguintes estratégias e procedimentos: exposição oral, demonstração, observação/correção, instrumentos de observação e de avaliação e material didático específico para cada bloco.
Resultados de Aprendizagem
Desenvolver conhecimentos, capacidades e competências ao nível do enquadramento histórico, conceptual e organizacional relacionadas com as atividades de Turismo de Aventura e Desportos na Natureza (TADN), de forma a que os estudantes possam:
1. conhecer, compreender e analisar de forma crítica as tendências históricas, sociais e culturais, que deram origem a estas práticas e a sua evolução em diferentes países e mais concretamente em Portugal;
2. contextualizar e articular os principais conceitos associados ao TADN
3. identificar o perfil, as funções e a formação dos profissionais em TADN
4. compreender e analisar o enquadramento legal das atividades de TADN, em especial a legislação aplicável à animação turística
5. conhecer e aplicar os instrumentos metodológicos de planeamento e gestão de programas, projetos e eventos de TADN
6. promover e dinamizar, em segurança, atividades de TADN, em diferentes meios de prática: terreste, aéreo e aquático (interior e litoral)
Programa
1 Introdução ao turismo de aventura e desportos de natureza (TADN): Origem, conceitos e características; A oferta e a procura de atividades de TADN; O Perfil, as funções e a formação dos profissionais de TADN; O enquadramento legal das atividades de TADN – animação turística e legislação aplicável; Planeamento e gestão de programas, projetos e eventos de TADN; Gestão e manutenção de materiais e equipamentos de TADN; Gestão de espaços naturais/sustentabilidade; Gestão de instalações desportivas (Parques Aventura, Centros Náuticos, etc.); Gestão do risco e da segurança
2 Práticas de TADN: Aspetos técnicos relacionados com atividades de TADN em meio terrestre (BTT, pedestrianismo, orientação, escalada, manobra de cordas, etc.), em meio aéreo (balonismo, parapente, asa delta, bungee jumping, etc.) e em meio aquático de águas interiores e litoral (canoagem, canyonning, rafting, Stand Up Paddle, vela, surf, windsurf, etc.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Comportamento e atitudes - 5.0%
- - Componente teórico-prática - 65.0%
- - Componente prática-laboratorial - 30.0%
- - Teste escrito - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
ALMEIDA MC 2013 Turismo e Desporto na Natureza. Estoril:ESHTE/ADA-Desnível
Aires A et al 2011 Orientação. Desporto com pés e cabeça. FPO
ACA 2013 Essentials of River Kayaking. ACA
BELL S 2008 Design for Outdoor Recreation. Taylor&Francis
Bornhoft S 2010 Advanced Windsurfing. RYA
BOUHAOUALA M 2008 Management de la Petite Entreprise des Loisirs Sportifs. DeBoeck Univ
Braga T 2007 Pedestrianismo e Percursos Pedestres. AAAE
CARVALHINHO L 2014 DNTA: Contextos e Desenvolvimento. ESDRM-IPS
Casey R 2011 Stand Up Paddling: Flatwater to Surf and Rivers. TMB
CHAUZAD P 2004 Management du Tourisme et des Loisirs Sportifs de Pleine Nature. EditionsPUS
DOUGHERTY N 1998 Outdoor Recreation Safety. HumanKinetics
Hörst H 2008 Training for climbing: the definitive guide to improving your performance. FG
Melo R 2013. PhD thesis
MELO R&SOBRY C 2017 Sport Tourism: New Challenges in a Globalized World. CambridgeScholersPublishing
REDMOND K et al 2010 Quality Lesson Plans for Outdoor Education. HumanKinetics