Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos de cariz mais teórico são desenvolvidos através de métodos expositivos, sala de aula invertida, e aprendizagem baseada em problemas/projetos. Os conteúdos de cariz mais prático são apresentados através da demonstração, observação/correção, experimentação/reflexão, saídas de campo, e aprendizagem cooperativa e colaborativa.
O processo de avaliada será efetuado por avaliação contínua ou por exame.
Por avaliação contínua:
A) Componente teórico-prática – Trabalho de projeto (70%)
B) Componente prática-laboratorial – Relatório de observação (30%)
O exame constará exclusivamente de uma prova TP (100%).
Resultados de Aprendizagem
1. Analisar as caraterísticas do Turismo de Natureza (TN), incluindo aspetos como a história, a organização social dos praticantes e dos contextos de prática, permitindo relacionar e articular os conceitos de Desporto, Turismo e Lazer;
2. Compreender a orgânica dos TN, identificando os pontos fortes e fracos desta realidade, comparativamente com outras (internacionais): enquadramento político-legal e institucional; oferta e procura; perfil, funções e formação dos profissionais;
3. Entender o potencial que os TN apresentam para a sustentabilidade do desenvolvimento local e para a estruturação dos territórios;
4. Conhecer os instrumentos metodológicos de planeamento e gestão de programas, projectos e eventos inseridos no âmbito dos TN, espaços de prática, equipamentos e infraestruturas de apoio à prática, análise do risco e da segurança, e da qualidade dos serviços, de forma a adaptar estas práticas a diferentes contextos e meios de prática (ar, água e terra).
Programa
1. Turismo de Natureza: Origem, conceitos e características;
2. Organização do turismo de de Natureza;
3. Turismo de Natureza e desenvolvimento sustentável local;
4. Planeamento de programas, projetos e eventos de Turismo de Natureza:
5. Gestão de programas, projetos e eventos de Turismo de Natureza
5.1. Gestão e dinamização de atividades;
5.2. Gestão e manutenção de materiais e equipamentos;
5.3. Gestão de espaços naturais/sustentabilidade;
5.4. Gestão de instalações desportivas (Parques Aventura, Centros Náuticos, etc.);
5.5. Gestão do risco e da segurança.
Métodos de Avaliação
- - Relatório de observação - 30.0%
- - Projecto - 70.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Almeida, M. (2013). Turismo e Desporto na Natureza. Estoril: ADA-Desnível/ESHTE.
Almeida, P. & Araújo, S. (2012). Introdução à Gestão de Animação Turística. Lisboa: LIDEL.
Carvalhinho, L. (2014). Desporto de natureza e turismo activo: contextos e desenvolvimento. Rio Maior: ESDRM-IPS.
Jenkins, I. (2019). Adventure Tourism and Outdoor Activities Management: A 21st Century Toolkit. Oxfordshire: CABI.
Marinho, A. & Bruhns, H. (2003). Turismo, Lazer e Natureza. SP: Editora Manole.
Melo, R. & Sobry, C. (2017). Sport Tourism: New Challenges in a Globalized World. Newcaste: CSP.
Melo, R. (2013). Desportos de natureza e desenvolvimento local sustentável (Tese de doutoramento não publicada). Coimbra: UC.
Melo, R., et al. (Eds.) (2020). Nature Sports (special issue). An. Leis. Res., 23, 1/2.
Redmond, K., et al. (2010). Quality lesson plans for outdoor education. Champaign: HK.
Silva, F., (2018). Turismo e Desporto de Aventura. Atividades com manobras de corda. Lisboa: LIDEL.