Vestibulogia II

Conhecimentos de Base Recomendados

O estudante deve saber e compreender a anatomo-fisiologia do sistema vestibular (periférico e central);

O estudante deve saber a patologia do sistema vestibular (periférico e central);

O estudante deve ter os conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Vestibulogia I.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas e pequenos trabalhos de grupo em sala de aula.

Resultados de Aprendizagem

  1. Adquirir os conhecimentos necessários à realização e interpretação dos diferentes testes do estudo do reflexo vestíbulo-ocular, bem como a importância clínica de cada um deles;
  2. Adquirir os conhecimentos necessários à realização e interpretação dos diferentes testes do estudo dos órgãos otolíticos;
  3. Adquirir os conhecimentos necessários à realização e interpretação dos diferentes testes do estudo do reflexo vestíbulo-espinhal;
  4. Adquirir conhecimentos sobre a vertigem posicional e sua avaliação clínica;
  5. Saber relacionar os diferentes testes estudados com o local da lesão no sistema vestibular;
  6. Compreender a problemática da vertigem na criança e seu estudo.

 

Programa

2 horas:

Revisão das provas realizadas no VNG nomeadamente das provas rotatórias e calóricas;

6 horas:

Estudo do vHIT e do SHIMP;

Relação clínica entre as provas calóricas, o vHIT e o SHIMP;

6 horas:

Estudo das Provas otolíticas:

Vertical Subjectiva,

Potenciais Vestibulares Miogénicos: cervical e ocular (cVEMP e oVEMP);

2 horas:

Biomecânica e Fisiologia do Equilíbrio:

Componentes Biomecânicos,

Componentes Sensoriais,

Componentes Motores;

2 horas:

Posturografia Dinâmica Computorizada:

Teste de Organização Sensorial (SOT),

Teste de Controlo Motor (MCT),

Teste Adaptativo (ADT).

4 horas:

Estudo da Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB): fisiopatologia, história clínica e manobras de deteção;

4 horas:

Conjugação de todos os testes no estudo da vertigem de origem periférica versus vertigem de origem central;

Casos Clínicos;

2 horas:

Vertigem na Criança;

2 horas:

Avaliação escrita.

As aulas práticas acompanharão a matéria dada nas aulas teórico/prática (30 horas por cada grupo prático).

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

PRIMÁRIA:

Bronstein, A. M. e Lempert, T. Dizziness: A Practical Approach to Diagnosis and Management. Cambridge University Press. 2017

Herdman, S.J. Reabilitação Vestibular. segunda edição. Manole.2002.

Jacobson, G. P. Newman, C. W. Kartush, J. M. Handbook of Balance Function Testing. Thomson. Australia. 1997.

Jacobson, G. P. Shepard, N. T. Balance Function Assessment and Management. Plural Publishing. San Diego. 2016.

SECUNDÁRIA:

Crowson, MG., Garrison, D., Riska, KM., Tucci, DL. e Kaylie, D. Vestibular Testing Interpretation. Plural Publishing. 2020

Herdman, S.J. Vestibular Rehabilitation. quarta edição. F. A. Davis Company. Philadelphia. 2014.

Jacobson, G. P. Shepard, N. T. Balance Function Assessment and Management. Plural Publishing. San Diego. 2021.