Web Marketing e Comércio Electrónico

Conhecimentos de Base Recomendados

Dado que esta unidade curricular pertence ao 6º semestre não é exigido qualquer formação especifica uma vez que os conteúdos de referência do Marketing e Negócios Internacionais foram previamente lecionados.

Métodos de Ensino

As aulas são constituídas por duas componentes, teórica e prática de forma a proporcionar ao aluno uma aquisição de conhecimentos estruturada em fundamentos de base teórica aliada a ferramentas de aplicação prática.
O aluno terá acesso aos diapositivos que a bibliografia integra, bem como a material de estudo desenvolvido pelos docentes. O suporte informático local e virtual é importante, está presente em todas as aulas permitindo ao aluno uma variedade de meios no acesso à informação adaptada à realidade digital.

Resultados de Aprendizagem

Na era digital as empresas enfrentam um mundo em constante mudança. A adaptação a novas realidades que a globalização trouxe, passa por criar novos produtos e serviços de forma a alcançar novos clientes e novos mercados. O Web Marketing aliado ao Comércio Eletrónico permite alcançar esses novos objetivos. O aluno aprende a desenvolver uma presença online baseada num site web, nas redes sociais e através do desenvolvimento de aplicações para o telemóvel. Esta presença está suportada num plano de marketing digital a cumprir.De forma a aferir e validar os resultados das estratégias implementadas são utilizadas e analisadas métricas de web analítica.

Programa

  1. Introdução ao comércio eletrónico.
  2. Fundamentos de comércio eletrónico.
  3. Modelos e estratégia de negócio eletrónico.
  4. Infraestruturas de comércio eletrónico.
  5. A internet, a web e as plataformas móveis.
  6. Modelos de negócio no comércio eletrónico.

          6.1.    Introdução.

          6.2.    Elementos de um modelo de negócio eletrónico.

         6.3.    Modelo B2C.

         6.4.    Modelo B2B.

         6.5.    Impacto do comércio eletrónico: estratégia, estrutura e processo.

   7 -Desenvolver uma presença de comércio eletrónico.

      7.1.    Análise

      7.2.    Planeamento

     7.3.    Projeto

     7.4.    Implementação

     7.5.    Teste e Manutenção

     7.6.    Análise e otimização da performance de um site.

  8- Marketing e publicidade online

     8.1.    Consumidor online: Audiências e comportamentos

    8.2.    Marketing digital: Estratégias e ferramentas

    8.3.    Tecnologias de marketing digital

    8.4.    Análise custo/benefício das comunicações de Marketing Digital

  9- Marketing social, móvel e local

   9.1.    Introdução.

   9.2.    Marketing Social.

   9.3.    Marketing Móvel.

   9.4.    Marketing Local.

  10- Projeto Web Marketing e Comércio Eletrónico

  10.1. Desenvolvimento de uma campanha de marketing digital sobre produto/serviço inovador com suporte em plataforma web e móvel.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

E-commerce 2021–2022: business. technology. society., Pearson; 17th edition (July 13, 2021) Global Edition 17th Edition by Kenneth Laudon (Author), Carol Traver (Author), ISBN-13: 978-1292409313

Marketing Metrics (Pearson Business Analytics Series) 4th Edition, 2020 by Neil Bendle (Author), Paul Farris (Author), Phillip Pfeifer (Author), David Reibstein (Author), ISBN-13: 978-0136717133

Digital Business and E-Commerce Management, Pearson; 7th edition , 2019, by Dave Chaffey, Tanya Hemphill , et al. | ,ISBN-13: 978-12921933354.

Digital Marketing Analytics: Making Sense of Consumer Data in a Digital World (2nd Edition) (Que Biz-Tech),Chuck Hemann, Ken Burbary,2018,ISBN-13: 978-0789759603

The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age, Columbia Business School Publishing (April 5, 2016), ISBN-13: 978-0231175449

Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th edition, Kenneth C. Laudon, Jane P. Laudon, Published by Pearson (March 13th 2019), ISBN-13: 9780135191798