Métodos de Ensino
A discussão e análise dos diferentes casos de estudo supra referidos permitem ao aluno não só uma maior
concentração e envolvência no processo de aquisição de conhecimento bem como aproximá-lo da realidade.
De igual modo o estudo de textos científicos como suporte aos trabalhos práticos tem como objetivo a
motivação pela atividade de investigação.
Resultados de Aprendizagem
Na era digital as empresas enfrentam um mundo em constante mudança. A adaptação a novas realidades que a globalização trouxe,
passa por criar novos produtos e serviços de forma a alcançar novos clientes e novos mercados. O Web Marketing aliado ao Comércio
Eletrónico permite alcançar esses novos objetivos. O aluno aprende a desenvolver uma presença online baseada num site web, nas redes
sociais e através do desenvolvimento de aplicações para o telemóvel. Esta presença está suportada num plano de marketing digital a
cumprir. De forma a aferir e validar os resultados das estratégias implementadas são utilizadas e analisadas métricas de web analítica.
Programa
1. Introdução ao comércio eletrónico (CE)
2. Fundamentos de CE
3. Modelos e estratégia de negócio eletrónico
4. Infraestruturas de CE
5. A internet, a web e as plataformas móveis
6. Modelos de negócio (MN) no CE
– Introdução
– Elementos de um MN eletrónico
– Modelo B2C
– Modelo B2B
– Impacto do CE: estratégia, estrutura e processo
7. Desenvolver uma presença de comércio eletrónico
– Análise
– Planeamento
– Projeto
– Implementação
– Teste e Manutenção
– Análise e otimização da performance de um site
8. Marketing e publicidade online
– Consumidor online: Audiências e comportamentos
– Marketing digital: Estratégias e ferramentas
– Tecnologias de marketing digital
– Análise custo/benefício das comunicações de Marketing Digital
9. Marketing social, móvel e local
– Introdução
– Marketing Social
– Marketing Móvel
– Marketing Local
10. Projeto Web Marketing e CE
-Desenvolvimento de campanha de marketing digital sobre produto/serviço inovador com suporte em plataforma web e
móvel
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
E-commerce 2021–2022: business. technology. society., Pearson; 17th edition (July 13, 2021) Global Edition 17th Edition by Kenneth
Laudon (Author), Carol Traver (Author), ISBN-13: 978-1292409313
Marketing Metrics (Pearson Business Analytics Series) 4th Edition, 2020 by Neil Bendle (Author), Paul Farris (Author), Phillip Pfeifer
(Author), David Reibstein (Author), ISBN-13: 978-0136717133
Digital Business and E-Commerce Management, Pearson; 7th edition , 2019, by Dave Chaffey, Tanya Hemphill , et al. | ,ISBN-13: 978-
12921933354.
Digital Marketing Analytics: Making Sense of Consumer Data in a Digital World (2nd Edition) (Que Biz-Tech),Chuck Hemann, Ken
Burbary,2018,ISBN-13: 978-0789759603
The Digital Transformation Playbook: Rethink Your Business for the Digital Age, Columbia Business School Publishing (April 5, 2016),
ISBN-13: 978-0231175449