Design, Diversidade e Interseccionalidade: UNIgreen Equality Days 2025
No âmbito da iniciativa UNIgreen Equality Days 2025, um grupo de estudantes da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra criou uma campanha de sensibilização durante a 7.ª edição do Design for Them, um projeto de Design Social que reúne estudantes e docentes das áreas de Arte e Design, Comunicação, Design Multimédia e Comunicação Organizacional.
A campanha, centrada no tema da interseccionalidade, conceito que explica como diferentes formas de desigualdade e discriminação (racismo, sexismo, classismo, homofobia, transfobia, xenofobia, entre outras) podem se cruzar e afetar simultaneamente a vida de uma pessoa, contou com o contributo do WP5, grupo de trabalho do IPC para a área da “Diversidade, Inclusão e Multiculturalismo”, no âmbito da UNIgreen – European University Alliance.
A participação de estudantes em mobilidade Erasmus e de diferentes origens culturais trouxe uma dimensão europeia e intercultural, promovendo o diálogo sobre inclusão, diversidade e representações visuais mais justas.
Durante as próximas semanas, decorrerão sessões de sensibilização em várias Unidades Orgânicas do IPC, dinamizadas por representantes do WP5. Estas sessões pretendem apresentar e discutir o tema da intersecionalidade, promovendo o diálogo e a partilha de perspetivas entre estudantes e docentes. Em simultâneo, serão distribuídos cartazes, flyers e outros materiais de sensibilização desenvolvidos pelos estudantes do Design for Them, incentivando a reflexão coletiva sobre diversidade, inclusão e igualdade no ensino superior.
A campanha procura estimular a comunidade académica a refletir, questionar e agir, reforçando, sob o lema “A mudança começa em nós”, o papel do design como ferramenta de cidadania, responsabilidade social, diálogo intercultural e transformação social. Trata-se de uma iniciativa que une criatividade, consciência social e aprendizagem colaborativa, destacando o contributo do design para promover mudanças positivas na comunidade.