Edições Comemorativas IPC

45 anos de Politécnico de Coimbra

“Com esta publicação, assinalamos 45 anos de construção. Aquando da criação do ensino superior politécnico, o decreto-lei da sua criação (DL nº513-L1/79|DR de 27 de dezembro) referia: “Ao ensino superior politécnico, ao qual se pretende conferir uma dignidade idêntica ao universitário, incumbe, em íntima ligação com as atividades produtivas e sociais, formar…”

Foi esta pretensão, a que muitos se opuseram e ainda se opõem, que ainda não permitiu que o caminho esteja completo. Esta dignidade pela qual nos movemos, mas que a sociedade demorou a percecionar, é o caminho que vamos trilhando. São cada vez mais os que acreditam que as diferenças que existem não afetam essa dignidade, antes, contribuem para ela.

E com esta vontade e determinação que nos guia, soubemos fazer do Instituto Politécnico de Coimbra a “Polytechnic University of Coimbra”. Este caminho que nos trouxe da formação de bacharéis à formação de Técnicos Superiores Profissionais, Licenciados, Mestres e Doutores. Este caminho que, em parceria com as “atividades produtivas e sociais”, nos permite um portfólio de pós-graduações, microcredenciações e MBA de elevada procura e qualidade. Este caminho que nos levará à atribuição do título de agregado e à utilização do nome de Universidade.”

 

Jorge Conde

Presidente do Politécnico de Coimbra

 

Ver Edição 45 Anos Politécnico de Coimbra

40 Anos a valorizar as pessoas e o território

“Celebrar os quarenta anos do Politécnico de Coimbra é o intuito deste livro que pretende guardar a memória deste trajeto. De uma forma simbólica, pretendemos, através de 40 testemunhos, prestar um tributo às pessoas que verdadeiramente são o fator diferenciador desta história. São estudantes, diplomados, professores, trabalhadores não docentes, aposentados e parceiros institucionais. Acima de tudo, são personalidades que de alguma forma deixaram a sua marca na história do Politécnico de Coimbra. Fizeram e continuam a fazer a diferença, todos os dias, pelo seu empenho, dedicação e competência, que tudo têm feito para engrandecer o Politécnico e a nossa região.

Pretendemos que este livro seja um testemunho que sirva como memória futura, pois sem memória não há identidade.”

 

Ana Ferreira

Vice-Presidente do Politécnico de Coimbra

 

Ver Edição 40 Anos Politécnico de Coimbra