Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão leccionados através da aliança entre a exposição teórica das temáticas em análise e a simulação de uma redacção, nas quais os alunos irão ensaiar todas as tarefas da rotina produtiva dos jornalistas. Segundo o Regime de Avaliação Contínua, a aprendizagem será avaliada através da participação individual do estudante em sala de aula (50%) e no trabalho de equipa em que esteve envolvido ao longo do semestre em projectos colaborativos previstos no âmbito do curso (50% da nota final). Segundo o Regime de Avaliação por Exame Final, a nota resultará da classificação obtida em trabalho final e nos prazos fixados pela ESEC para o efeito.
Resultados de Aprendizagem
Exercício do jornalismo em empresas de comunicação social. Capacidade analítica de produtos mediáticos, nomeadamente da Imprensa. Competências ao nível da reflexão crítica sobre o exercício e a responsabilidade social do jornalismo. Compreensão da dinâmica produtiva de uma Redacção. Capacidade de argumentação sobre opções editoriais. Capacidade de gestão de informação. Domínio das técnicas de redacção noticiosa. Capacidade de trabalhar com prazos apertados.
Programa
I. O Jornalismo de Imprensa II. Narrativas noticiosas e técnicas de escrita III. Redacção jornalística IV. A convergência na perspectiva do jornalismo de imprensa. O jornalismo “24/7”.
Docente(s) responsável(eis)
Sara Soares de Meireles GraçaMétodos de Avaliação
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Assiduidade e Participação - 50.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AAVV (1998). Livro de Estilo. Lisboa: Público.
AAVV (1998), Serviço de Reportagem. Uma antologia de jornalismo português de Imprensa. Lisboa: Editorial Notícias.
Ayala, F. (1984). La Retorica del Periodismo. Madrid, Espasa-Calpe, SA. Armañanzas, E & Díaz, N.J.
(1996). Periodismo y Argumentación: géneros de opinión. Bilbao: Universidad del País Vasco.
Bell, A. (1996). The language of news media. Oxford: Blackwell.
Mesquita, M. (2003). O Quarto Equívoco. O poder dos media na sociedade contemporânea. Coimbra: Minerva
Coimbra.Ricardo, D. (2003). Ainda Bem Que Me Pergunta: manual de escrita jornalística. Lisboa: Editorial Notícias
Silva, E. C. (2018). A imprensa em Portugal – os cenários da crise e os desafios. Communitas Think Tank – Ideias. Retirado de http://www.communitas.pt/ideia/a-imprensa-em-portugal-os-cenarios-da-crise-e-os-desafios/
Traquina, N. (2002). O que é Jornalismo. Lisboa: Quimera