Consultadoria de Sistemas de Informação

Esta Unidade Curricular (UC) não carece de conhecimentos anteriores.

Aulas de exposição e discussão dos conteúdos programáticos propostos, seguidas do desenvolvimento de atividades práticas de consultoria de sistemas de informação e desenvolvimentos de projetos de sistemas de informação. Para o efeito são utilizados diapositivos, análise de casos de estudo de cenários práticos reais, leitura, e análise e discussão de artigos científicos.

Os alunos realizam um projeto de investigação num tema que se enquadre nos conteúdos da Unidade Curricular.

A área de Consultoria de Sistemas de Informação assume um papel fundamental no âmbito das tecnologias da informação. É uma área de enorme abrangência de conhecimento, desde o conhecimento de tecnologias soluções tecnológicas que o consultor deve conhecer às competências de acompanhamento de projeto.

O objetivo da Unidade Curricular de Consultoria de Sistemas de Informação é dotar os alunos com um conhecimento dos principais problemas que se colocam a um Consultor de Sistemas de Informação e de os capacitar para delinearem soluções nesta área.

Os alunos devem adquir competências no âmbito dos Sistemas de Informação em ambientes organizacionais.  Inicialmente, os os alunos adquirem conhecimento dos diferentes tipos de Sistemas de Informação, a tecnologia para o seu desenho e implementação, as vantagens competitivas e desafios que se estabelecem numa organização, nomeadamente, ao nível do desenvolvimento de estratégias de crescimento e na melhoria dos seus processos e produto. Posteriormente, os alunos adquirem competências na área da consultoria de sistemas de informação, nomeadamente dos processos e metodologias utilizados.

1.Fundamentos do planeamento de Sistemas de Informação

1.1 Conceitos Fundamentais

1.2 Perspetiva Histórica

1.3 Planeamento de Sistemas de Informação

2. Dimensão estratégica

2.1 Conceitos Fundamentais

2.2 Os SIs na Perspetiva de Negócio

3. Consultoria de Sistemas de Informação

3.1 Conceitos Fundamentais

3.2 A Atividade do Consultor de SIs

4. Desenvolvimento de Sistemas de Informação
     4.1 Conceitos Fundamentais

4.2 Metodologias de Desenvolvimento de SIs

4.3 Metodologias Alternativas e Ferramentas de Desenvolvimento de SIs

5. Gestão dos Sistemas de Informação – Gestão das TIs

5.1 Conceitos Fundamentais

5.2 Tendências Atuais de Tecnologia e Impacto no Negócio

5.3 Enterprise Applications

5.4 Electronic Business

5.5 Modelos de Negócio Baseados na Internet

• Baschab, J. and Piot, J. (2003), The Executives Guide to Information Technology: What Every Senior

Management Consultant Should Know About Managing Effective IT Departments, John Wiley & Sons.

• Brynjolfsson, Erik e McAfee, Andrew, , The second machine age , 2th Edition, Norton & Company, , 2016, ISBN: 978-0393239355

• Freedman, R. (2000), The IT Consultant: A Commonsense Framework for Managing the Client Relationship,
          Jossey Bass.
         • Laudon, K. and Laudon, J. (2004), Management Information Systems: managing the digital firm, 8th edithion,
New Jersey, Prentice Hall.
          • Remenyi, D. (2002), How to Become a Successful IT Consultant, Butterworth-Heineman.
          • Stair, R. and Reynolds, G. (2001), Principles of Information Systems, 5th edition, Thomson Learning.
          • Zwass, V. (1998), Foundations of Information Systems, Boston, Irvin McGraw Hill.

•   Alturas, B., (2022), Introdução aos Sistemas de Informação Organizacionais 2.ª Edição, Edições Silabo. ISBN: 978-989-561-265-9