IPC integra candidatura CENTRO +INVEST

O Politécnico de Coimbra integra um consórcio no âmbito da candidatura “CENTRO +INVEST: Rede Urbana Intra-regional para a atração de empresas intensivas em conhecimento e novos residentes”.

Trata-se de um projeto com financiamento comunitário de cinco milhões de euros que pretende criar uma rede urbana intra-regional para atracção de empresas intensivas em conhecimento e novos residentes, entre Viseu, Leiria e Coimbra, concelho que lidera a iniciativa.

O projeto, que terá um investimento de 5,8 milhões de euros e um apoio de cinco milhões de euros, é liderado pela Câmara Municipal de Coimbra, integrando ainda outros cinco municípios (Viseu, Cantanhede, Oliveira do Hospital, Penacova e Marinha Grande), a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, a Universidade de Coimbra, o Politécnico de Coimbra, o Instituto Pedro Nunes (IPN) e o iParque.

A iniciativa, apresentada a semana passada na Câmara Municipal de Coimbra, prevê investimentos de todos os municípios e entidades envolvidas, que tanto se centram na criação de condições materiais para acolhimento de novas empresas como imateriais, nomeadamente na comunicação dos três eixos regionais envolvidos (Leiria, Coimbra e Viseu), um diagnóstico das necessidades das empresas e consequentes programas de capacitação e promoção internacional.

O Politécnico de Coimbra pretende desenvolver um FABLAB no espaço de cowork a ser promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, destinado a responder às necessidades das entidades locais, nomeadamente a ESTGOH. O IPC irá disponibilizar equipamento tecnológico, a par de um diagnóstico de necessidades locais e a capacitação de empreendedores através do INOPOL.

 

 

 

18.09.2024