Laboratório de Biomecânica Aplicada (LBA) quer melhorar qualidade de vida dos cidadãos
Laboratório de Biomecânica Aplicada (LBA) quer melhorar qualidade de vida dos cidadãos
O Laboratório de Biomecânica Aplicada (LBA) do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) integra o i2A do IPC e tem como missão contribuir para o estudo, desenvolvimento e implementação de soluções biomecânicas que assegurem respostas eficazes aos desafios da melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Este laboratório foi criado em 2015 no âmbito do Programa Mais Centro e congrega um conjunto alargado de investigadores de diferentes domínios da ciência, destacando-se a engenharia, (mecânica, eletrotécnica e informática), a matemática e a medicina (ortopedia, medicina física e de reabilitação e medicina dentária).
Com trabalho de I&D de caráter aplicado, o LBA desenvolve e implementa soluções aplicadas no domínio da biomecânica.
De acordo com o docente e investigador Luís Roseiro, as equipas deste laboratório têm vindo a desenvolver trabalho com intervenção em três eixos principais: Dispositivos inovadores para apoio em biomecânica orofacial, ortopédica, desportiva, de reabilitação e ocupacional; Tecnologias assistivas e de inclusão para utilizadores com necessidades especiais, em particular, problemas de fala, auditivos e de visão, assim como problemas impeditivos do acesso ao computador; Novas aplicações e formas de interação com recurso a realidade virtual, realidade aumentada, tecnologias móveis, entre outras.
O LBA assenta a sua atividade em parcerias com diversas empresas e instituições desportivas, hospitalares e de reabilitação, de referência em Portugal. “O envolvimento e coordenação de vários projetos de investigação aplicada tem permitido desenvolver e implementar vários protótipos funcionais, alguns com pedido de patente nacional e internacional”, explica Luís Roseiro.
Paralelamente, o LBA tem também colaborado em diversas atividades de ensino e suporte pedagógico, nomeadamente apoiando atividades curriculares no contexto de cursos de engenharia e de medicina, com destaque para o desenvolvimento de teses de mestrado e de doutoramento, assim como para a realização de estágios.