Métodos de Ensino
Exposição. Resolução de problemas
Horas de atendimento de alunos em gabinete para colocação de dúvidas ou problemas; facultação de e-mail para colocação de dúvidas ou problemas
Realização de trabalho de grupo e frequência e/ou exame
Resultados de Aprendizagem
Aquisição aprofundada dos conceitos de ciências biomédicas relevantes para a terapia manual, incluindo mecanismos da dor; processos de raciocínio clínico; e componentes da avaliação em condições neuro-músculo-esqueléticas e tipos, fontes, significado e compilação da informação disponível relevante.
Melhorar a destreza na recolha de dados relevantes para a detecção de problemas neuro-músculo-esqueléticos e capacidade para construir um plano de avaliação baseado no trabalho de hipóteses.
Capacidade para objectivar a deficiência, a limitação da actividade e a restrição da participação; identificar as
prioridades e urgência da avaliação e intervenção; os factores que influenciam a natureza dos meios de avaliação; orientar o utente durante a avaliação; e registar os achados.
Programa
Avaliação especifica de condições neuro músculo esqueléticas-(3 horas)
Introdução
1.1.Raciocínio clinico em condições neuro-musculo-esqueléticas-(6 horas)
Conceitos, tipos e especificidades do raciocínio clínico em condições NME
Interpretação e análise da informação recolhida no processo de avaliação criação e confirmação/rejeição de hipóteses Guiões de recolha e estruturação da informação
Raciocínio clinico na avaliação e interpretação da dor Casos clínicos
1.2 Realização do exame subjectivo-(16 horas)
Body chart
Comportamento dos sintomas
Questões especiais
História do presente episódio
História anterior
História sócio familiar
Planeamento do exame objectiva
Particularidades dos diferentes segmentos/articulações Casos clínicos
1.3Realização do exame objectivo-(18 horas)
Observação
Testes de movimento
Testes neurológicos
Testes específicos
Testes/demonstração funcional
Palpação
Movimentos acessórios
Conclusão do exame objectivo
Particularidades dos diferentes segmentos/articulações
Docente(s) responsável(eis)
Maria Paula Furtado Soares Albergaria PachecoEstágio(s)
NAO
Bibliografia
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Jones, M. (1992), Clinicai reasoning in manual therapy, Physical Therapy. Vo1.72, n° 12:875-884
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Jones, M; Edwards, L; Gifford, L.(2002), Conceptual models for implementing biopsychosocial theory in clinicai pratice, Manual Therapy,7 (1): 2-9
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Petty, N; Moore, A; Neuromusculoskeletal examination and assessment – A handbook for therapists,Churchill Livingstone, 2° ed (2001)
Magee DJ (2005) Orthopedic Physical Assessment Enhanced Edition, WB Saunders, Philadelphia, PA