Conhecimentos de Base Recomendados
– Princípios de estatística.
– Conhecimentos básicos de tecnologias de informação.
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1. Método expositivo: método explicativo onde fundamentos teóricos e conceitos são apresentados pelo docente e discutidos com a turma. Os conceitos e informações serão apresentados aos alunos através, por exemplo, de apresentações em slides ou discussões orais. Será utilizado nas aulas para a estruturação e esquematização da informação.
2. Método demonstrativo: baseia-se na exemplificação pelo docente de uma operação técnica ou prática que se deseja aprendida. Centra-se na forma como se executa uma dada operação, destacando as técnicas, as ferramentas e os equipamentos mais adequados. Será por exemplo utilizado em aulas práticas e laboratoriais.
3. Método interrogativo: processo que se fundamenta em interações verbais, sob a condução do docente, adotando o formato de questões e respostas. Permite obter maior dinâmica na aula e consolidar a aprendizagem. Será utilizado por exemplo para recordar elementos de aulas anteriores, e em revisões do conteúdo lecionado.
4. Métodos ativos: serão utilizadas técnicas pedagógicas em que o aluno é o centro do processo de aprendizagem, sendo um participante ativo e envolvido na sua própria formação. O docente assume o papel de facilitador, estimulando o pensamento crítico, a colaboração, a criatividade e a autonomia dos alunos. Serão aplicados nas aulas para alcançar um ambiente de aprendizagem dinâmico e mais duradouro.
Resultados de Aprendizagem
No final do período curricular desta unidade curricular, o aluno deverá:
– Identificar os principais conceitos da ciência de dados aplicada à gestão;
– Organizar e interpretar dados, identificar padrões e tendências e utilizar métodos/algoritmos em problemas de ciência de dados e avaliar os resultados;
– Avaliar e interpretar o trabalho realizado no âmbito da ciência de dados aplicada à gestão;
– Utilizar os conceitos e ferramentas analisadas e discutidas nas aulas para extrair conclusões úteis para apoiar a tomada de decisões fundamentadas.
Programa
1 – Introdução aos conceitos-base de ciências de dados aplicados à gestão
2 – Metodologia OSEMN (Obtain/Scrub/Explore/Model/iNterpret)
3 – Obtenção de dados
4 – Limpeza de dados
5 – Exploração de dados, incluindo pré-processamento e engenharia de atributos (feature engineering)
6 – Modelos para problemas de ciências de dados aplicados à gestão
7 – Avaliação de modelos e interpretação de resultados
Docente(s) responsável(eis)
Helena Fernández LópezMétodos de Avaliação
- - Exame - 75.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 25.0%
- - a) trabalhos práticos - 50.0%
- - Exame - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bruce, Peter, Andrew Bruce, and Peter Gedeck. Practical Statistics for Data Scientists: 50+ essential concepts using R and Python. O’Reilly Media, 2020.
Knaflic, Cole Nussbaumer. Storytelling with data: A data visualization guide for business professionals. John Wiley & Sons, 2025.
Murteira, Bento, Andrade e Silva, João, Pimenta, Filomena, Silva Ribeiro, Carlos e Pimenta, Carlos. Introdução à Estatística (4ª Edição). Escolar Editora, 2023.
Ramos, Madalena, Barroso, Mário, Sampaio, Eleutério. Exercícios de Estatística Descritiva para as Ciências Sociais (3ª Edição). Edições Sílabo, 2025.
Jung, Alexander. Machine learning: The basics. Springer Nature, 2022.