Objetivos do Curso
A pós-graduação em Educação e Lazer tem como objetivos gerais:
– Formar profissionais qualificados para o desempenho de funções na área da Educação e Lazer, com elevada capacidade de planeamento, enquadramento e avaliação de atividades, projetos e programas, utilizando diversas tecnologias nomeadamente, a arte e a cultura, as atividades físicas e desportivas, o turismo, entre outras, com a perspectiva de intervenção social nos diversos contextos de lazer;
– Aprofundar a formação técnica, pedagógica e científica obtida para o exercício das funções de educação para e pelo lazer.
Condições de Acesso e Ingresso
Podem candidatar-se ao acesso ao curso de pós-graduação: a) Os titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior nacional nas áreas de Animação Socioeducativa, em Animação Sociocultural, em Educação Comunitária e em Educação Social; licenciado em Ciências da Educação, Sociologia, Antropologia e Psicologia e noutros cursos no âmbito das Ciências Sociais e Humanas; licenciado em Turismo, Teatro, Desporto e Lazer Comunicação, Ensino ou em áreas afins; b) Candidatos com inscrição no último ano da licenciatura.
Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação
Português
Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver
1. Compreender o conceito de lazer na sociedade atual, a sua emergência, os seus contextos de desenvolvimento, numa perspetiva sociológica e educacional, habilitando os estudantes para conceber projetos, programas e atividades adequados aos diversos tipos de destinatários, nos diferentes contextos de lazer (formal, não formal e informal), numa perspetiva de educação pelo/para o lazer.
2. Entender a complexidade e âmbito de intervenção da sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem numa perspetiva de educação ao longo da vida, de modo a organizar atividades, projetos e programas de lazer em que a componente de conhecimento permita o enriquecimento dos grupos envolvidos.
3. Construir um quadro de representações sociais distanciado do contexto escolar que permita conceber, implementar e avaliar atividades de educação não-formal com intencionalidade(s) educativa(s) específica(s) utilizando diversos recursos (Atividades Físicas Desportivas, Expressões Artísticas e outras Atividades Culturais, Turismo, etc.).
4. Conceber projetos, programas e atividades em ambientes escolares e/ou comunitários que promovam a igualdade de oportunidades, o interesse pelas aprendizagens e a integração escolar e profissional, de crianças e jovens, desenvolvendo os seus contextos de lazer.
Acesso a um Nível de Estudos Superior
Não aplicável
Coordenador(es) do Curso
Tronco Comum
Unidade curricular | Código | ECTS | Período |
Actividades Físicas e Desportivas | 20008252 | 6 | 1º S |
Arte, Cultura e Educação | 21000022 | 6 | 1º S |
Educação ao Longo da Vida | 20028689 | 6 | 1º S |
Educação, Lazer e Sociedade | 21000011 | 6 | 1º S |
Turismo de Natureza | 21000044 | 6 | 1º S |