Base Knowledge
Estatística descritiva.
Teaching Methodologies
Aulas expositivas com uma componente prática de resolução de exercícios.
Learning Results
Planear e executar um trabalho de investigação. O seu objetivo consiste no fornecimento das ferramentas e bases necessárias para a execução com sucesso dos trabalhos que os alunos terão de elaborar na sua profissão e no âmbito das disciplinas e da dissertação de Mestrado. Pretende-se, ainda, relembrar conceitos de análise de dados e de estatística.
A concretização dos objetivos da UC e a aquisição das competências previstas permitirá ao aluno:
• Desenvolver a capacidade de leitura e compreensão auditiva de textos das áreas técnico-científicas de referência.
• Desenvolver a capacidade de produção escrita e oral em contextos especializados.
• Enriquecer o léxico de terminologias específicas.
• Pesquisar e analisar dados e elaborar relatórios.
• Fomentar a capacidade crítica através de práticas de autoavaliação e de heteroavaliação.
Program
Módulo 1: Comunicação
1.1 Leitura e descodificação de textos especializados.
1.2 Noções gerais de pesquisa.
1.3 Estruturação e elaboração de relatórios científicos.
1.4 Noção de plágio e elaboração de citações.
1.5 Elaboração de bibliografias.
1.6 Técnicas de comunicação para apresentação de trabalhos.
Módulo 2: Análise de dados
2.1 Metodologias e desenho de investigação.
2.2 Técnicas de amostragem.
2.3 Recolha de dados. O questionário como instrumento de recolha de informação.
2.4 Técnicas de análise de dados com o SPSS
Curricular Unit Teachers
Vera Lisa Mateus de SáInternship(s)
NAO
Bibliography
Módulo 1:
● American Psychological Association (2020). Manual of the American Psychological
Association. 7th edition. American Psychological Association.
● Estrela, E., Soares, M. A. & Leitão, M. J. (2012). Saber escrever, saber falar. Publicações Dom Quixote.
● Estrela, E., Soares, M. A. & Leitão, M. J. (2013). Saber escrever uma tese e outros textos. Dom Quixote.
● Oliveira, L.A. (2016). Dissertação e tese em ciência e tecnologia segundo Bolonha. Guia de boas práticas. (3ª ed.). Lidel.
● Oliveira, L.A (2018). Escrita científica. Da folha em branco ao texto final. Guia de boas práticas para dissertações, teses e publicações de investigação. Lidel.
Módulo 2:
● Anderson, D.R., Sweeney, D.J., Williams, & T.A. (2000). Estatística Aplicada à
Administração e Economia. Pioneira.
● Coutinho, C. P. (2023). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e
Humanas – teoria e prática. Almedina.
● Hill, M., & Hill, A. (2012). Investigação por questionário, 2ª edição. Sílabo.
● Maroco, J. (2021). Análise Estatística com SPSS Statistics, 8ª edição. Report
Number.
● Newbold, P., Carlson, W.L., & Thorne, B.M. (2020). Statistics for Business and
Economics, 9 th edition. Pearson.
● Pestana, M.H., Gageiro, J.N. (2014). Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS, 6ª edição. Sílabo.