Politécnico de Coimbra participa em encontro de trabalho da UNIgreen na Bulgária

O Politécnico de Coimbra (IPC) esteve presente no terceiro “Annual JIC UNIgreen Meeting” (Reunião Anual do Centro Internacional Conjunto), que decorreu de 28 a 30 de outubro na Universidade Agrícola de Plodviv, na Bulgária. O evento pretendeu obter uma visão global do trabalho realizado até agora, rever o progresso feito, partilhar resultados e planear de forma colaborativa o futuro da construção da UNIgreen, a Universidade Europeia Verde.
O encontro na Bulgária incluiu reuniões presenciais de órgãos de administração e gestão e contou com a participação de cerca de uma centena de colaboradores técnicos e dirigentes das oito Instituições de Ensino Superior que constituem a Aliança.
Segundo Cândida Malça, presidente do Politécnico de Coimbra, este momento “representou um marco importante para a nossa aliança europeia, em que analisámos os resultados obtidos até agora e alinhámos a estratégia para o próximo ano, com vista a atingir os objetivos propostos que são muito ambiciosos”. Do trabalho realizado, destacam-se a oferta formativa conjunta, os seminários e projetos de investigação, a par de um vasto conjunto de ações no âmbito da mobilidade académica, transferência de conhecimento e transição para uma economia verde.
Cândida Malça destaca ainda a importância e os desafios colocados pela reta final da primeira fase da aliança e também a realização do Annual Summit, que o IPC vai acolher em fevereiro de 2026.
Ao longo dos três dias do encontro decorreram reuniões do “Board of Directors” (Conselho de Administração), do “Management Panel” (Painel de Gestão) e de todos os “Work Packages” (grupos de trabalho), a par de reuniões paralelas temáticas, para partilhar e analisar as atividades realizadas e debater propostas para fazer avançar o plano de trabalho. Para além destes objetivos, o encontro serviu também para fortalecer as equipas de trabalho e os laços entre todos os participantes.
Recorde-se que a Aliança UNIgreen é a primeira Universidade Europeia no campo da Agricultura Sustentável, Biotecnologia e Ciências do Ambiente e da Vida, que envolve sete outras instituições de ensino superior europeias juntamente com o Politécnico de Coimbra: a Universidade de Almería (Espanha) – coordenador da rede, a Universidade de Modena e Reggio Emilia (Itália), a Haute Ecole de la Province de Liège (Bélgica), a Universidade de Ciências da Vida de Varsóvia (Polónia), a Universidade de Plovdiv (Bulgária), a Universidade Agrícola da Islândia (Islândia) e a Escola de Engenharia de Biotecnologia Sup’Bioptech (França).