Applied Mathematics

Base Knowledge

Matemática A do 12º ano de escolaridade

Teaching Methodologies

O ensino terá duas componentes: exposição das matérias e resolução de exercícios em aula.

Será usada a aplicação GEOGEBRA no apoio à resolução de problemas.

Haverá também a possibilidade de os estudantes terem sessões de trabalho e ou esclarecimento de dúvidas.

Learning Results

Os objectivos de aprendizagem desta unidade curricular estão intrinsecamente ligados ao método de ensino adotado, pretendendo-se que os estudantes ganhem competências no contexto da resolução de problemas no contexto das áreas de contabilidade, gestão e finanças. Nomeadamente:

1.  Aquisição de conhecimentos essenciais expondo os/as estudantes a temas específicos de matemática, fundamentais para a compreensão e resolução de problemas nas áreas de contabilidade, gestão e finanças.

2. Tradução em linguagem matemática e resolução estruturada de problemas práticos.

3. Habilitação na análise e interpretação gráfica de funções e regiões planas.

4. Utilização de Ferramentas Informáticas, tais como o GEOGEBRA, no apoio à resolução de problemas.

Program

1. Simbologia e linguagem matemática

2. Cálculo Matricial

2.1. Álgebra matricial.

2.2. Método de eliminação de Gauss aplicado à discussão e resolução de sistemas de equações lineares.

2.3. Aplicações nas áreas de gestão, contabilidade e finanças.

3. Funções reais de variável real

3.1. Generalidades.

3.2. Interpretação de representações gráficas de funções.

3.3. Funções polinomiais, exponencial e logarítmica.

3.4. Limites e continuidade.

3.5. Derivadas: definição, interpretação geométrica e cálculo.

3.6. Diferenciais; valores aproximados.

3.7. Cálculo de extremos.

3.8. Aplicações nas áreas de gestão, contabilidade e finanças.

4. Funções de duas variáveis

4.1. Generalidades.

4.2. Derivadas parciais.

4.3. Diferenciais; valores aproximados.

4.4. Cálculo de extremos.

4.5. Aplicações nas áreas de gestão, contabilidade e finanças.

5. Integração.

5.1. Conceitos, propriedades e cálculo.

5.2. Equações diferenciais – breve abordagem.

5.3. Aplicações nas áreas de gestão, contabilidade e finanças.

 

Curricular Unit Teachers

Margarida Alexandre Abreu de Carvalho

Internship(s)

NAO

Bibliography

Fundamental:

Carvalho, M., & Rocha, C. (2025). Matemática aplicada (LCA/LCGP). ISCAC – IPC. (*)

Complementar:

Breda, A. d´A., & Costa, J. N. (1996). Cálculo com funções de várias variáveis. McGraw-Hill.

Caraça, B. (1998). Fundamental concepts of mathematics (2ª ed.). Gradiva.

Carvalho, M. (2024). Métodos quantitativos I. ISCAC – IPC.

Carvalho, M. (2024). Métodos quantitativos II. ISCAC – IPC.

Goldstein, L. J., Lay, D. C., & Schneider, D. I. (2000). Applied mathematics: Economics, management and accounting (8ª ed.). Bookman.

Harshbarger, R. J., & Reynolds, J. J. (2016). Mathematical applications for the management, life, and social sciences (11ª ed.). Cengage Learning.

Rocha, C. (2023). Métodos quantitativos. ISCAC – IPC.

Stewart, J. (2015). Calculus: Metric version. Cengage Learning.

– Sydsæter, K., Hammond P., with Strøm, A., Essential mathematics for economic analysis, 4th ed., Pearson

Education Limited (2012)

– Weir, M.D. , Hass, J. , Thomas, G. B. , Thomas’ Calculus: Early Transcendentals , 12th ed, Pearson Education

(2010)

(*) bibliografia fundamental disponibilizada aos estudantes pelos docentes.