Teaching Methodologies
Nesta UC haverá lugar a: 1. análise, interpretação e discussão de documentos, fomentando a reflexão, a partilha e estimulando atitudes críticas; 2. exploração de situações didáticas para o ensino das Ciências de base experimental no 2º CEB, fazendo emergir o aprofundamento e/ou reconstrução de conhecimento científico e curricular; 3. produção, implementação e avaliação de atividades práticas, laboratoriais e experimentais para o ensino das Ciências dos 10 aos 12.
Na avaliação são considerados o desempenho individual na aula, através da assiduidade, pontualidade, participação e motivação (20%) a par da avaliação de planificações de atividades experimentais, individuais e em grupo (40%) bem como da sua concretização em sala de aula, envolvendo comunicação e debate (40%). Nestas são valorizados a estrutura e organização da informação, adequação aos/às destinatários/as e objetivos do trabalho, linguagem, qualidade de informação científica e atitude crítica. Exame – prova escrita (100%).
Learning Results
– Reconhecer a importância da necessidade da Didática na fundamentação das suas práticas educativas;
– Planear, desenvolver e avaliar práticas de base experimental com crianças dos 10 aos 12, mobilizando conhecimentos e competências de Ciências Físicas e Naturais com recurso a metodologias que privilegiem aprendizagens que permitam às crianças um papel ativo na construção dos seus próprios saberes.
Program
1. Didática das Ciências e Ensino Experimental: quadros de referência e metodologias.
2. Ciências Experimentais no curriculo do 2.º CEB.
3. Práticas de ensino em Ciências Experimentais:
– exploração de situações didáticas;
– produção, implementação e avaliação de atividades experimentais para o ensino das Ciências no 2.º CEB.
4. Áreas transversais e Didática das Ciências Experimentais.
Grading Methods
- - Individual and/or Group Work - 40.0%
- - Attendance and Participation - 20.0%
- - Apresentação e discussão de documentos - 40.0%
- - Exam - 100.0%
Internship(s)
NAO
Bibliography
Bianchi, L., & Feasey, R. (2011). Science: beyond the classroom boundaries. for 7-11 year olds. McGraw-Hill.
Golsworthy, A., Watson, R., & Robinson, V. W. (2000). Developing understanding in scientific enquiry. ASE.
Howe, A., Davies, D., McMahon, K., Towler, L., & Scott, T. (2005). Science 5-11: a guide for teachers. David Fulton Publishers.
Martins, I., Veiga, L.., Teixeira, F., Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A., & Couceiro, F. (2006). Educação em Ciências e Ensino Experimental. Formação de Professores. Coleção Ensino Experimental das Ciências. ME/DGIDC.
Perales Palacios, J., & Cañal, P.[dir.] (2000). Didáctica de las ciencias experimentales.Marfil.