Didática das Ciências Experimentais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Teaching Methodologies

Nesta UC haverá lugar a: 1. análise, interpretação e discussão de documentos, fomentando a reflexão, a partilha e estimulando atitudes críticas; 2. exploração de situações didáticas para o ensino das Ciências de base experimental no  2º CEB, fazendo emergir o aprofundamento e/ou reconstrução de conhecimento científico e curricular; 3. produção, implementação e avaliação de atividades práticas, laboratoriais e experimentais para o ensino das Ciências dos 10 aos 12.

Na avaliação são considerados o desempenho individual na aula, através da assiduidade, pontualidade, participação e motivação (20%) a par da avaliação de planificações de atividades experimentais, individuais e em grupo (40%)  bem como da sua concretização em sala de aula, envolvendo comunicação e debate (40%). Nestas são valorizados a estrutura e organização da informação, adequação aos/às destinatários/as e objetivos do trabalho, linguagem, qualidade de informação científica e atitude crítica. Exame – prova escrita (100%).

Learning Results

– Reconhecer a importância da necessidade da Didática na fundamentação das suas práticas educativas;

– Planear, desenvolver e avaliar práticas de base experimental com crianças dos 10 aos 12, mobilizando conhecimentos e competências de Ciências Físicas e Naturais com recurso a metodologias que privilegiem aprendizagens que permitam às crianças um papel ativo na construção dos seus próprios saberes.

Program

1. Didática das Ciências e Ensino Experimental: quadros de referência e metodologias.

2. Ciências Experimentais no curriculo  do 2.º CEB.

3. Práticas de ensino em Ciências Experimentais:

 – exploração de situações didáticas;

 – produção, implementação e avaliação de atividades experimentais para o ensino das Ciências no 2.º CEB.

4. Áreas transversais e Didática das Ciências Experimentais.

Grading Methods

Avaliação contínua
  • - Individual and/or Group Work - 40.0%
  • - Attendance and Participation - 20.0%
  • - Apresentação e discussão de documentos - 40.0%
Exame
  • - Exam - 100.0%

Internship(s)

NAO

Bibliography

Bianchi, L., & Feasey, R. (2011). Science: beyond the classroom boundaries. for 7-11 year olds. McGraw-Hill.

Golsworthy, A., Watson, R., & Robinson, V. W. (2000). Developing understanding in scientific enquiry. ASE.

Howe, A., Davies, D., McMahon, K., Towler, L., & Scott, T. (2005). Science 5-11: a guide for teachers. David Fulton Publishers.

Martins, I., Veiga, L.., Teixeira, F., Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A., & Couceiro, F. (2006). Educação em Ciências e Ensino Experimental. Formação de Professores. Coleção Ensino Experimental das Ciências. ME/DGIDC.

Perales Palacios, J., & Cañal, P.[dir.] (2000). Didáctica de las ciencias experimentales.Marfil.