Teaching Methodologies
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação e DÎálogo; 2) Metodologías Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
3) Metodo/ogias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: Trabalhos em Grupo.
No que diz respejto à avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação por frequência, compreendendo: a) Prova escrita individual (50%) e b) Trabalhos de grupo
2) Avaljação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual (100%).
Learning Results
Estudar modelos de Gestão de Recursos Humanos, bem como os processos de interação entre os indivíduos e os grupos nos seus múltiplos contextos organizacionais. Esta orientação integra as preocupações de aquisição de instrumentos técnico-metodológicos para o exercício profissional do licenciado. São objetjvos da unidade curricular:
a) O estudo de problemáticas psicossociológicas do sistema ocupacional;
b) A capacitação de técnicos para intervenção ao nível da Gestão de Recursos Humanos;
c) Identificar competências requeridas para liderar pessoas e grupos;
d) Desenvolver comportamentos de liderança adequados a diferentes contextos;
e) Desenvolver nos alunos as suas capacidades de gestão, articulando a gestão de recursos humanos com a gestão global da organização.
Program
I – A Funçäo de Gestão de Recursos Humanos
Fatores influenciadores das práticas de Gestão de RH; A estratégia de Recursos Humanos na estratégia global das organizaçöes
Il – Valores e motivações dos trabalhadores
Atitudes e comportamentos como outputs do sistema; Alinhamento, comprometimento, CCO e CRO; O efeito pigmalião; Emoções, Valores e competências; KSA Vs. VBP
Ill — Políticas, Técnicas e Ferramentas de Gestão de Recursos Humanos
1. O modelo das 5 politicas: suprimento, aplÏcaçäo, manutenção, desenvolvimento e controlo 2. Recrutamento e Seleção: Métodos e Técnicas, vantagens e inconvenientes; Técnicas de Seleção: validade e fiabilidade
3. Avaliaçäo do Desempenho: Papel da avaliação na politica de Recursos Humanos; Sistemas de Avaliaçäo
4. Gestäo das Remunerações e Incentivos; Determinantes dos sistemas remunerativos IV – Novas tendências na GRH
Funçöes Vs. Competências; Necessidades Vs. Expectativas; Recursos Humanos Vs. Capital humano; Formação Vs. Aprendizagem
Internship(s)
NAO
Bibliography
– Caetano, António (Org.); Vala, Jorge (Org.) (2007) Gestão de Recursos Humanos: Contextos, Processos e Técnicas, RH Editora, Lisboa;
– Ceitil, Mário (2008) Gestão de Recursos Humanos para o Século Ml, Sílabo, Lisboa;
– Carapeto, Carlos; Fonseca, Fátima (2014) Administração Pública — Modernização, Qualidade e Inovação
(3 a Edição), Sílabo, Lisboa;
– Cunha, M. P. ; Rego, A; Cunha, R. C. ; Cabral-Cardoso, C; Marques, C. A. e Gomes, J. F. (2010). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (2a edição revista e corrigida), Sílabo, Lisboa;
– Paauwe, J.; Guest, DE. e Wright, P.M. (2013). HRM & performance: Achievements and challenges. , John Wiley & Sons;
– Quinn, R. E.; Faerman, S. R.; Thompson, M. P.; McGrath, M. R. e St. Clair, L. S. (2007). Becoming a Master Manager: A competing values approach. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.
– Rocha, J. A. Oliveira (2010). Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública, Escolar Editora, Lisboa;