Publicações

O CINEP atua como editora académica, publicando anualmente livros, manuais de caráter pedagógico e outras publicações temáticas não periódicos.

Coleção Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior | Coord. Susana Gonçalves | Comissão editorial Helena Almeida, Paula Fonseca, Susana Gonçalves, Cândida Malça, Fátima Neves, Carlos Dias Pereira e Marco Veloso

Esta série valoriza a investigação aplicada e tem por objetivo divulgar estudos no âmbito da pedagogia, métodos pedagógicos inovadores, iniciativas promotoras do sucesso académico e projetos de intervenção desenvolvidos em cooperação entre instituições de ensino superior e organizações da comunidade.

Vol. 10 Ensino Superior em Transição: Estudantes Online Higher Education in Transition: Students online| Coord. Susana Gonçalves e Suzanne Majhanovich

Vol. 9 Docência da Matemática no Ensino Superior | Coord. Carla Fidalgo

Vol. 8 Pedagogias Digitais no Ensino Superior | Coord. Sara Dias-Trindade, J. António Moreira e António Gomes Ferreira

Vol. 7 Diversidade no Ensino Superior | Coord. Susana Gonçalves e José Joaquim Costa Disponível

Vol. 6 Estudantes Não Tradicionais no Ensino Superior | Coord. António Fragoso e Sandra T. Valadas

Vol. 5 Cooperação entre a Comunidade e o Ensino Superior | Coord. Silvino Capitão e Emília Bigotte

Vol. 4 eLearning no Ensino Superior | Coord. J. António Moreira e Cristina Pereira Vieira

Vol. 3 Ambientes Virtuais no Ensino Superior | Coord. Susana Gonçalves, Carlos Dias Pereira e Marco Veloso

Vol. 2 Inovação no Ensino Superior | Coord. Susana Gonçalves, Paula Fonseca e Cândida Malça

Vol. 1 Pedagogia no Ensino Superior | Coord. Susana Gonçalves, Helena Almeida e Fátima Neves

 

Manuais Pedagógicos | Coord. Susana Gonçalves | Equipa editorial Susana Gonçalves, Dina Soeiro e Sofia Silva

Os Manuais Pedagógicos, de natureza monográfica, focam e aprofundam um tema específico, tendo como intenção cobrir a globalidade do tema numa perspetiva aplicada à atividade educativa no ensino superior. Pese embora o rigor conceptual e a fundamentação empírica, estes guias centram-se em práticas facilmente replicadas e adaptadas. Nesta série (de periodicidade irregular) são publicados textos pedagógicos para apoio aos docentes do ensino superior, numa perspetiva de formação e aperfeiçoamento profissional.

N. 11 – Junho 2019 Escrita Académica Regras, Estrutura e Colaboração | João Paulo Guimarães

N. 10 – Abril 2019 Evaluación psicopedagógica, una herramienta de orientación universitaria | Beatriz Berrios Aguayo

N. 9 – Novembro 2018 Aprendizagem Cooperativa no Ensino Superior | Serafim Cunha

N. 8 – Outubro 2018 Escrita académica: Sintetizar e parafrasear a partir de várias fontes | Leila C. S. Rodrigues

N. 7 – Julho 2016 Enseñar con TIC: Nuevas y renovadas metodologías para la enseñanza Superior | Camino López García

N. 6 – Dezembro 2013 Aprender a aprender desde las tic: Propuestas para una metodología competencial en la educación superior | Mª Dolores Molina Jaén e Álvaro Pérez García

N. 5 – Dezembro 2013 Infografia: Optimizar a visualização na comunicação pedagógica | José Joaquim M. Costa

N. 4 – Outubro 2013 Ensino Superior a Distância: Dicas para aprendizagem colaborativa e inclusiva | Rogério Costa, Carina Rodrigues, Manuela Amado Francisco e Nelson Jorge

N. 3 – Janeiro 2013 Capacidades Curriculares del Profesor Universitario | Miguel Pérez e Rocio Quijano López

N. 2 – Julho 2012 Arquitectura pedagógica para a mudança no Ensino Superior | Wendy Leeds Hurwitz e Peter Sloat Hoff

N. 1 – Julho 2010 Acolher e ensinar estudantes internacionais | Susana Gonçalves

 

Coletâneas de Estudos | Coord. Susana Gonçalves

As Coletâneas de Estudos têm como propósito divulgar estudos em vários domínios, contribuindo para a difusão do conhecimento científico e para o avanço das ciências aplicadas.

Investigação Aplicada no Politécnico de Coimbra: Coletânea de Estudos n.º3 | Coord. Marta Henriques e Carlos Dias Pereira

Pedagogia no Ensino Superior: Coletânea de Estudos n.º 2 | Coord. Susana Gonçalves e Carla Fidalgo

Ciências Aplicadas: Coletânea de Estudos n.º 1 |Coord. Susana Gonçalves, Helena Almeida, Paula Fonseca, Cândida Malça, Fátima Neves, Carlos Dias Pereira e Marco Veloso

Ética e Rigor na Escrita Académica | Coord. Susana Gonçalves

StressZero: Guião para o bem-estar Pessoal e profissional | Coord. Susana Gonçalves

 

Cadernos de Pedagogia | Coord. Susana Gonçalves | Comissão editorial Susana Gonçalves, Dina Soeiro e Sofia Silva

Na coleção Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior encontra artigos gerais sobre pedagogia e artigos sobre aplicações a domínios e temas específicos. Os artigos focam o ensino superior e o binómio ensino-aprendizagem. Os cadernos promovem o sucesso dos estudantes, a eficácia dos docentes e a qualidade do ensino superior, através da difusão de projetos e iniciativas pedagógicas, métodos, atividades e estratégias relevantes para o fim em causa. Cada caderno inclui dois artigos (não necessariamente relacionados entre si). Foram publicados 29 cadernos entre 2008 e 2014.

Pedagogia no Ensino Superior (29) | O ensino da Matemática nas licenciaturas de Engenharia: centro de apoio à Matemática | A sustentabilidade de programas de formação contínua de professores em instituições de ensino superior: um caso prático: O FEP (Formação e Ensino do Português)

Pedagogia no Ensino Superior (28) | Las TIC como apoyo de la competencia aprender a aprender | A perspectiva de estudantes sobre o que mudou e o que contribuiu para essa mudança desde a sua entrada para o ensino superior

Pedagogia no Ensino Superior (27) | Dinâmicas de interação e comunicação em e-learning: Perceções dos estudantes do ensino superior | As diversas formas de coaprendizagem na era das redes e em contextos online no ensino superior

Pedagogia no Ensino Superior (26) | Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e prática | Educating for and with Web 2.0

Pedagogia no Ensino Superior (25) | Conhecer para aprender: O papel do metaconhecimento no processo de aprendizagem | “Praxe que eu quis, praxe feliz”: um novo mote para uma “velha” tradição

Pedagogia no Ensino Superior (24) | Investindo na formação inicial do professor – pesquisador: Reflexão e mudança na formação do professor de ciências | Aprendiendo el lenguage de nuestros alumnos: De las competencias al aprendizaje

Pedagogia no Ensino Superior (23) | Ensinar a distância na Universidade de Coimbra | Ensino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: Definição de um Modelo e seus pilares

Pedagogia no Ensino Superior (22) | Dimensões da satisfação no trabalho dos docentes do Ensino Superior em Portugal | A relação professor-estudante na perspectiva de professores e estudantes da ESEC

Pedagogia no Ensino Superior (21) | Exploração didáctica de filmes educativos em ambientes virtuais de aprendizagem | Saber aprender, saber ensinar na sociedade de Informação: os estilos de uso do Espaço Virtual

Pedagogia no Ensino Superior (20) | A context for learning programming based on research communities | O b-learning no Ensino Superior. Reflexões em torno de práticas

Pedagogia no Ensino Superior (19) | Diferentes Integrações de Laboratórios Remotos em Cursos de Engenharia | Promoção de competências transversais e sucesso académico no ensino superior

Pedagogia no Ensino Superior (18) | Ambientes que promovem o empreendedorismo no ensino superior – o caso do Instituto Politécnico de Setúbal | Promoção do ajustamento à carreira no ensino superior: o papel das atividades em grupo na sala de aula

Pedagogia no Ensino Superior (17) | Nótulas sobre a formação inicial de Professores do 1º CEB no domínio do Português | Educação Cooperativa: Andragogia

Pedagogia no Ensino Superior (16) | Implementing active citizenship in the curriculum of teacher training education – The XIOS Story | Prática Profissional em Gerontologia

Pedagogia no Ensino Superior (15) | Building an Industry-Aware Master Curriculum in Engineering – the Master in Embedded Systems | Preparing teachers for multiculturalism: Are we going beyond the surface?

Pedagogia no Ensino Superior (14) | O Plano FEP – Uma experiência formativa entre a Continuidade e a Inovação | Planificação curricular e inclusão educacional. As percepções dos alunos universitários no Brasil e em Espanha

Pedagogia no Ensino Superior (13) | A Educação Médica baseada na simulação e em simuladores | Vivências E Satisfação Académicas Em Alunos Do Ensino Superior

Pedagogia no Ensino Superior (12) | Pedagogy Embedding in a Learning Management System – The ADAPT Project | University Students, Emergent Adulthood and Professional Choices: implications for research and intervention

Pedagogia no Ensino Superior (11) | Academic fraud in higher education: how to solve the problem and ensure integrity | Cultural extension and the integration of Incoming Erasmus students at the ESE Porto

Pedagogia no Ensino Superior (10) | Desenvolvimento psicossocial do estudante do ensino superior: O contributo de Arthur Chickering | PBL – Problem Based Learning (Aprendizagem por resolução de problemas)

Pedagogia no Ensino Superior (09) | A pedagogia no ensino superior: indagar para transformar | Democratização do ensino superior e exigência científica

Pedagogia no Ensino Superior (08) | Uma Proposta para a promoção da competência de síntese a partir de várias fontes em contexto académico | O Programa Nacional de Ensino do Português na ESEC: cooperação, renovação e produção de conhecimento no 1º Ciclo do Ensino Básico

Pedagogia no Ensino Superior (07) | The University’s role in developing rights and social equity | “In theory, yes; in practice, no”: Is this the reality of Education for Citizenship in Higher Education

Pedagogia no Ensino Superior (06) | Shaping University Culture: Challenges and opportunities for leaders in Higher Education | Plagiarism: key issues and pedagogical strategies

Pedagogia no Ensino Superior (05) | Actividades e trajectos exploratórios da Oralidade no Ensino do Português Língua Estrangeira | Colaboração e reflexão: Mecanismos de uma avaliação transformativa

Pedagogia no Ensino Superior (04) | El crédito europeu: Un nuevo modo de concebir la formación en la Universidad | Os Surdos e a Educação no Ensino Superior: Estratégias de Ensino-Aprendizagem

Pedagogia no Ensino Superior (03) | Estilos de aprendizagem e ensino | Aprendizagem colaborativa: uma proposta ao serviço de uma aprendizagem profunda

Pedagogia no Ensino Superior (02) | Princípios fundamentais para um planeamento curricular eficaz | A construção de contextos de e-learning ou b-learning no ensino superior

Pedagogia no Ensino Superior (01) | Método Expositivo | Uso de Informação e Feedback para melhorar as práticas de ensino

 

Fichas de Pedagogia | Coord. Susana Gonçalves | Orientações Pedagógicas para Docentes do Ensino Superior

As fichas sintéticas apresentam informação útil e prática sobre o ensino eficaz. As estratégias sugeridas estão fundamentadas na investigação e em métodos adotados por professores experientes.

Planeamento Curricular Questões a ter em conta ao escrever o programa da unidade curricular • Aspetos a ter em conta antes de ensinar • O que é para si ensinar? • Como planear o semestre: Checklist • Preparing teachingCivic engagement

Recursos para Ensino e Aprendizagem Cuidados no uso de meios audiovisuais (powerpoint, Prezi…)Utilizar a escrita como ferramenta de aprendizagem

Comunicação e Ensino Aperfeiçoar a comunicação • Uma comunicação eficaz • Feedback eficiente • O que deve saber para preparar uma apresentação/comunicação

Ambiente de Aprendizagem Ensino eficaz – atitude e postura do professor • Avaliação-feedback a meio do semestreBoas práticas no ensino superior • Ensino eficaz: a importância da motivação na aprendizagem • Ensino eficaz: a importância de um ambiente convidativo • Ensino eficaz: papel do professor • Ensino eficaz – princípios • Gestão da sala de aula • Horário de atendimento • Resolução de problemas na sala de aula • Motivating Students

Aprendizagem Activa Ensino eficaz  e aprendizagem ativa • Aprendizagem que funciona • Atividades a desenvolver numa aula expositiva • Exemplos de atividades de aprendizagem ativa • Qual o seu estilo de aprendizagem? • Fazer as perguntas certas • Diferentes modos de aprender • Ensinar e aprender de forma tradicional VS inovadora

Métodos de Ensino Aulas práticas e laboratoriaisDicas para um ensino expositivo eficaz (com entusiasmo, expressividade, clareza e interação)Sessões tutoriais • Blended delivery

Ensino Individualizado Ajudar o estudante a desenvolver trabalho autónomo: orientações para o estudante e para o tutor • Determine a sua aptidão para a aprendizagem • Ensino eficaz: centrado no estudante ou no docente? • Estudo independente: contratos de aprendizagem • Contrato de aprendizagem – Planeamento de estudo (Cheklist)Exemplo contrato de aprendizagem (o modelo)Exemplo contrato de aprendizagem preenchido

Trabalho de Grupo Trabalho de grupo – 1.ºs Passos • Ambiente e aspeto humanos no grupo • Implementar trabalho de grupo na sala de aula • Maximizar o desempenho do grupo • Liderança, inclusão e eficácia • Tomada de decisão em grupo e tipos de decisão • Problemas no grupo – Como agir? I • Problemas no grupo – Como agir? II

Avaliação Avaliação: objetivos, métodos • Preparar trabalhos e exames • Teste e exames – que perguntas? • Testes e exames –  pontuação • Ler e comentar uma tese • Correção rápida e justa • Avaliação de trabalhos escritos • Métodos para avaliar o trabalho de grupo • Integridade académica • Prevenir a fraude em exames • Student success • Plagiarism

 

Infográficos | Coord. Susana Gonçalves | Os infográficos CINEP sintetizam temas de pedagogia e comunicação no ensino superior.

Aspetos a ter em conta antes de EnsinarPrograma da Unidade CurricularTrabalho de Grupo -Dificuldades: Como Agir?Aprendizagem Ativa  • Motivação na AprendizagemEstilos de aprendizagem visualChecklist para o estudanteEstratégias professor eficienteEstratégias de gestão da sala de aulaEstratégias para o Ensino OnlineEstratégias: Correção Rápida e JustaEscrita como Ferramenta de AprendizagemContratos de AprendizagemFlipped classroomQue fazer quando os estudantes estão distraídos?Métodos de Ensino: Aulas Práticas e LaboratoriaisFraude: Plágio em ExamesDesenvolver mentes críticasFeedback EficienteAperfeiçoar a ComunicaçãoComunicação Verbal EficazApresentações/Comunicação de SucessoMeios Audiovisuais: O que deve considerar?Tecnologia na EducaçãoSessões TutoriaisEmoções são a cor do pensamentoAtalhos do WordAptidões Sociais para o século XXIAntídotos de StressTai Chi Chuan e Chi Kung TerapêuticosBem-estar no trabalhoMapas Mentais

Outros infográficos interessantes

Tecnologia Educativa 16 Ferramentas úteis do Google6 tecnologias emergentes na educação10 tipos de conteúdos visuais incríveis

Criatividade, Inovação e Desenvolvimento Pessoal 9 maneiras simples de ser mais criativo21 maneiras de encontrar a inspiração20 hábitos de pessoas superprodutivas

Comunicar em Público 7 hábitos para uma fala mais cativanteComo preparar uma apresentação de sucesso

 

Publicações avulso | Edições CINEP

Repositório de trabalhos pedagógicos e científicos. Submeta o seu trabalho didático (como objetos de aprendizagem multimédia, aulas em slide show ou vídeo) ou científico (por exemplo, posters apresentados em congressos) junto com o formulário de identificação aqui.

Apoio à InvestigaçãoManual Estilo APA 6thModelo/Template para artigo formatado com a norma APA 6 edTestemunhos de docentes do IPC sobre ensino eficazO livro que explica a estatística que precisa em 13 aulas IBM-SPSS & ExcelManual De Organização de Eventos CientíficosAgenda 2018 (inclui atividades e ideias práticas)Emoticolor: jogo quebra-gelo

Outras publicações High Level Group on the Modernisation of Higher Education – REPORT TO THE EUROPEAN COMMISSION on Improving the quality of teaching and learning in Europe´s higher education institutions (Relatório sobre a Melhoria da Qualidade do Ensino e da Aprendizagem nas Instituições de Ensino Superior da Europa do grupo de trabalho para a modernização do ensino superior da Comissão Europeia) • P21 Framework Definitions  (plataforma resultante de uma parceria entre o Departamento de Educação dos EUA, Apple, AOL, Microsoft, Cisco e SAP, entre outras instituições; destaca as habilidades essenciais para o sucesso numa sociedade digital em rápida mudança) • Design Thinking – Guide book (Guia de Design Thinking; ferramenta de resolução de problemas centrada no ser humano, que enfatiza a empatia, colaboração, criação e feedback das partes interessadas para desbloquear a criatividade e a inovação) • IBE Glossary of Curriculum Terminology (Glossário de terminologia curricular publicado pela UNESCO) • Onde Publicar? Publicações científicas e indicadores bibliométricos (ferramenta de apoio ao investigador; explica a forma de avaliação da qualidade das revistas científicas) • Livro Verde sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior (pretende fomentar a dimensão da responsabilidade social das Instituições de Ensino Superior e promover a troca de experiências sobre as políticas e práticas neste contexto)

 

Chamada a autores Call para autores de capítulos para próximos volumes da coleção “Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior”. Os textos são originais centrados no ensino superior, valorizando a Inovação Pedagógica, a I&D e a Intervenção na Comunidade. Cada capítulo terá 3000 a 5000 palavras, com uso do acordo ortográfico e normas APA (7ª ed.). Os livros são peer reviewed e publicados com ISBN para versão impressa e  ISBN para versão digital. Obrigatório o preenchimento do formulário aqui.

 

Bolsa de revisores Os livros publicados pelo CINEP são sujeitos ao processo de peer review e publicados com ISBN para versão impressa e ISBN para versão digital. Presentemente são publicados manuais pedagógicoscoletâneas de artigos de investigação aplicada e a coleção “Estratégias de Ensino e Sucesso Académico: Boas Práticas no Ensino Superior” (textos centrados no ensino superior, valorizando a Inovação Pedagógica, a I&D e a Intervenção na Comunidade). Preencha e submeta o formulário se está interessado em rever manuscritos submetidos a publicação pelo CINEP. A sua inscrição será integrada num bolsa de revisores e poderá ser contatado para revisão de textos na sua área de especialidade. Inscrição aqui.