A Provedoria do Estudante do IPC é um órgão independente, designado pelo Conselho Geral, que tem como função a defesa e a promoção dos direitos e interesses dos estudantes. Para além de apreciar queixas dos estudantes sobre matérias pedagógicas e administrativas, zela também por outros aspetos da vida académica e da ação social, tendo em vista o seu sucesso escolar.
É na sua Unidade Orgânica Ensino (UOE) que o estudante encontra os meios mais recomendados e imediatos para resolver a generalidade das situações problemáticas: os docentes, os responsáveis de cursos, responsáveis de órgão de gestão da UO, associações de estudantes e outros. No entanto, em situações em que não for possível encontrar solução e em casos de mediação delicada o estudante deve contactar a Provedoria.
O envolvimento dos estudantes na comunidade IPC é um fator preponderante para o desenvolvimento de capacidades e competências dos próprios e crucial para o crescimento da instituição, tendo a Provedoria do Estudante o papel fundamental de colaborar com os estudantes e com as suas estruturas representativas.
Provedor do Estudante
Professor Doutor Luís Roseiro
Contactos
Serviço de Provedoria do Instituto Politécnico de Coimbra
R. da Misericórdia | Lagar dos Cortiços | S. Martinho do Bispo | 3045 – 093 Coimbra
Tel.: +351 239 802 350
Telm.: +351 966 959 151
E-mail: provedoria@ipc.pt
Horário de atendimento: por marcação prévia
Apresentar queixa
Os estudantes podem apresentar queixas, de forma individual ou coletiva, relacionadas com questões pedagógicas, ou com ação ou omissão dos órgãos ou serviços das UOE e do IPC. Os estudantes podem ainda, apresentar sugestões para a melhoria. O Provedor e os envolvidos na análise do caso estão sujeitos a compromisso de confidencialidade.