Improvement and Conservation of Forest Resources

Base Knowledge

Biologia

Teaching Methodologies

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta: No estudo de casos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o aluno a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir ações? na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos.

Learning Results

Como resultado da aprendizagem, o aluno: Conhece as vantagens e limitações do melhoramento florestal. Conhece os métodos de propagação das plantas, a sua relação com as espécies e utilização no melhoramento. Conhece a relevância do bioma ao nível do solo, em particular das micorrizas na conservação dos recursos e no melhoramento. Reconhece que a resposta à seleção é função do controlo genético, dos métodos de seleção e do meio ambiente. Conhece métodos e técnicas utilizados no melhoramento florestal. Conhece as bases moleculares da hereditariedade e as vantagens vs restrições dos marcadores moleculares. Reconhece a importância da gestão e conservação dos recursos genéticos florestais.

Program

O melhoramento e a particularidade da floresta vs a agricultura Os métodos de propagação das planta (seminal vs vegetativa), o tipo de planta (torrão vs raiz nua) e a sua relação com a espécie, a silvicultura e o melhoramento O bioma ao nível do solo, as micorrizas e a sua relevância na nutrição, sanidade, tolerância a condições de stresse e na conservação dos recursos Genética Quantitativa: as características quantitativas e a sua utilização no melhoramento. Os métodos de seleção, a heritabilidade e o ganho genético. O efeito do ambiente e a interação entre o genótipo e ambiente Fatores que influenciam a evolução e a variabilidade genética das populações: a seleção natural, deriva genética, as mutações e fluxo génico A estratégia no melhoramento: os ciclos de melhoramento; os sistemas de cruzamento; os testes de descendência e testes precoces Estudo da diversidade genética, os marcadores moleculares Estudo da variabilidade em espécies florestais. Conservação dos recursos genéticos

Curricular Unit Teachers

Pedro Manuel Reis Mendes Moreira

Grading Methods

Avaliação contínua
  • - Elaboração, apresentação e discussão de trabalhos - 20.0%
  • - Realização de minitestes teórico/práticos - 80.0%

Internship(s)

NAO

Bibliography

Collard, B.? Jahufer, M.? Brouwer, J.? Pang, E. 2005 An introduction to markers, quantitative trait loci (QTL), mapping and markerassisted selection for crop improvement: The basic concepts. Euphytica 142, 169196.Commission of Forest Genetic Resources. 2001. Forest Genetic Resources Management and Conservation. France as a case study. INRA, Paris, E. Teissier Cros (ed.)Eriksson, G.? Ekberg, I? Clapham, D. 2006 An introduction to forest genetics. SLU. http://vaxt.vbsg.slu.se/forgen/, Uppsala.