Base Knowledge
Conhecimentos básicos de gestão de empresas.
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EN:
Basic knowledge of business management.
Teaching Methodologies
O modelo de ensino nesta unidade curricular assenta em princípios de Universal Design for Learning (UDL) e em metodologias ativas orientadas para a aplicação prática em contextos reais de gestão e estratégia. Pretende-se maximizar a participação, a inclusão, a equidade e a profundidade de aprendizagem, combinando momentos flipped (preparação prévia), trabalho colaborativo, simulação/experiência e reflexão individual. Em paralelo, promove-se o pensamento crítico e a argumentação baseada em evidência através de debates, análise de casos e triangulação de fontes (dados primários, secundários e literatura científica), garantindo rastreabilidade de afirmações.
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EN
The teaching model in this curricular unit is based on the principles of Universal Design for Learning (UDL) and active methodologies aimed at practical application in real management and strategy contexts. The goal is to maximise participation, inclusion, equity, and depth of learning by combining flipped moments (prior preparation), collaborative work, simulation/experience, and individual reflection. In parallel, critical thinking and evidence-based argumentation are promoted through debates, case analysis, and source triangulation (primary data, secondary data, and scientific literature), ensuring the traceability of statements.
Learning Results
O1. Explicar o papel da estratégia e os mecanismos de criação de valor/ vantagem sustentável.
O2. Realizar análises à situação competitiva de uma organização, considerando as suas envolventes externas e interna, sintetizar diagnósticos e propor orientações.
O3. Identificar e desenhar estratégias de negócio e corporativas;
O4. Integrar as implicações de responsabilidade social corporativa, tecnologia e globalização nas escolhas estratégicas;
O5. Avaliar os resultados da estratégia numa organização.
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EN
O1. Explain the role of strategy and the mechanisms for creating value/sustainable advantage.
O2. Conduct analyses of an organisation’s competitive situation, considering its external and internal environments, synthesise diagnoses, and propose guidelines.
O3. Identify and design business and corporate strategies.
O4. Integrate the implications of corporate social responsibility, technology, and globalisation into strategic choices.
O5. Evaluate the results of the strategy within an organisation.
Program
P1. Princípios de Estratégia
P2. Panorama competitivo global
P3. Análise à indústria e concorrência
P4. Recursos, capacidades e vantagem competitiva
P5. Orientação estratégica
P6. Definição da estratégia de negócio
P7. Estratégia corporativa e internacional
P8. Avaliação e controlo da implementação da estratégia
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EN
P1. Principles of Strategy
P2. Global Competitive Landscape
P3. Industry and Competition Analysis
P4. Resources, Capabilities, and Competitive Advantage
P5. Strategic Orientation
P6. Business Strategy Definition
P7. Corporate and International Strategy
P8. Strategy Implementation Evaluation and Control
Curricular Unit Teachers
José Miguel Cachulo PereiraInternship(s)
NAO
Bibliography
Barney, J .B. & Hesterly, W. S. (2021). Strategic Management and Competitive Advantage (7th ed.). Pearson.
Barthélemy, J. (2023). Myths of Strategy: Dispel the Misconceptions and Deliver a Winning Strategy. Kogan Page.
Hitt, Ireland e Hoskisson (2024) Strategic Management: Competitiveness & Globalization, Concepts & Cases (14a ed.). Cengage.
Kim, W. C. e Mauborgne, R. (2015). Blue Ocean Strategy: How to create uncontested market space and make the competition irrelevant – Expanded Edition. Harvard Business School Publishing Corporation
Osterwalder, A. e Pigneur Y. (2010). Business Model Generation – A Handbook for Visionaries Game Changers and Challengers. Wiley.
Teixeira, S. (2020). Gestão Estratégica (2a ed.). Escolar Editora.