ISEC e Stratbond Consulting uniram-se em torno da Metodologia BIM

02 Agosto 2016 | 11:00h

O Instituto Superior de Engenharia (ISEC) do Politécnico de Coimbra e a Stratbond Consulting – empresa de Consultoria em Gestão Estratégica, com sede em Coimbra, estabeleceram uma parceira para dinamizar a divulgação, o ensino e a implementação da metodologia BIM na Zona Centro. Neste âmbito, ambas as instituições estão a organizar o Seminário BIM CENTRO, a realizar-se no dia 3 de novembro de 2016, no auditório do ISEC. Entre outras ações, está igualmente a ser estruturada uma pós-graduação nesta área, com início previsto para o 1.º trimestre de 2017.

O BIM – Building Information Modelling é uma metodologia de trabalho que tem por objetivo a gestão integrada da informação associada a um modelo virtual, acessível a todos os intervenientes no processo, nomeadamente donos de obra, técnicos de arquitetura, engenharia, construtores, promotores e utilizadores do edifício.

Neste contexto, o BIM Building Information Modeling surge como catalisador do novo paradigma de abordagem do trabalho relacionado com a indústria da AEC(o) Architecture, Engineering, Construction and Owners, ao longo de todo o ciclo de vida de um edifício, desde a fase inicial de conceção, até à sua construção e manutenção.

Este conceito inovador baseia-se na otimização de processos, que fomenta o trabalho colaborativo entre todos os intervenientes nos projetos e obras de arquitetura e engenharia, materializado por um processo tecnológico que garante trocas de informação a partir de um modelo tridimensional paramétrico.

Face aos desafios impostos, o BIM surge como resposta para antecipar possíveis conflitos entre as diferentes disciplinas, mitigando riscos em fases iniciais do processo de construção.

Esta metodologia tem, por isso, um impacto direto na redução de custos nas várias fases do ciclo de vida do edifício, tornando-o economicamente sustentável.

O BIM é um percurso unidirecional e incontornável que irá redefinir progressivamente todo o sector da construção.

Mais informação sobre a metodologia BIM na Zona Centro em www.bimcentro.pt.