“Creativity and Entrepreneurship: from Social to High-Tech” é o tema central da 23.ª Euroweek

02 Maio 2017 | 09:00h

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) é o anfitrião da 23.ª edição da Euroweek – European Week Conference –, uma das iniciativas mais notáveis que se realiza anualmente no contexto da Rede Prime (Professional Inter-University Management for Education Network) e que tem como principal objetivo acrescentar valor ao conhecimento académico dos estudantes, dotando-os com perspetivas de relacionamento e oportunidades de emprego ao nível europeu. A Euroweek 2017 realiza-se de 2 a 5 de maio de 2017, em Coimbra, repartindo-se as atividades por vários estabelecimentos de ensino do IPC.

A Euroweek Conference, este ano subordinada ao tema “Creativity and Entrepreneurship: from Social to High-Tech”, é uma semana intensiva de intercâmbio de projetos e experiências desenvolvidos por equipas internacionais, cada uma com três países e cada país com um professor e dois alunos.

Antes do evento propriamente dito, os estudantes são convidados a desenvolver projetos a um nível conceptual, teórico ou aplicado, com foco em questões específicas dentro do tema geral da conferência, os quais são executados em cooperação com colegas de outras instituições de ensino superior da rede, à distância, com recurso às novas tecnologias informáticas, sempre sob orientação de um docente.

É na semana em que se realiza o evento que os elementos das várias equipas se encontram e conhecem pessoalmente, devendo nessa altura concertar esforços para ultimar o trabalho que vêm desenvolvendo à distância. Durante toda essa semana as várias equipas participantes apresentam e promovem o resultado dos seus projetos transnacionais em stands próprios e em workshops programados para o efeito, sendo a avaliação dos mesmos efetuada por um júri constituído por professores de várias instituições de ensino superior europeias que integram a rede PRIME. Decorrerão em paralelo três workshops, distribuídos por seis sessões diferentes, onde serão apresentados os dezasseis projetos desenvolvidos. No final da iniciativa, de entre os dezasseis projetos promovidos, serão premiados os melhores. Ao todo, serão atribuídos seis prémios, incluindo Best Paper, Best Stand e Best Business Idea.

No início do calendário, tem lugar a “Global Village”, uma atividade dedicada à partilha dos produtos gastronómicos de cada país representado.

O evento será ponto de encontro de noventa e seis alunos e quarenta e quatro professores provenientes de dezasseis países distintos: Áustria (dois docentes e quatro alunos), Bélgica (seis docentes e oito alunos), Alemanha (três docentes e seis alunos), Finlândia (dois docentes e quatro alunos), França (três docentes e dez alunos), Grécia (três docentes e quatro alunos), Itália (três docentes e seis alunos), Letónia (dois docentes e seis alunos), Lituânia (um docente e dois alunos), Holanda (um docente e dois alunos), Noruega (quatro docentes e oito alunos), Polónia (dois alunos), Espanha (três docentes e oito alunos), Suécia (dois docentes e quatro alunos), Estados Unidos da América (dois docentes e oito alunos), Portugal (cinco docentes e catorze alunos) e ainda dois docentes afetos à rede PRIME.

O IPC irá apresentar-se com sete equipas:

Equipa 1

Docente: Susana Paixão

Alunos: Inês Nunes e Rodrigo Carvalho

Projeto: From the rich to the poor – How technology could help

Equipa 2

Docente: Alexandra Leandro

Alunos: Catarina Roque e Daniela Menino

Projeto: It’s a women’s world: are women taking over social media with their creative business’ ideas?

Equipa 3

Docente: Alexandra Leandro

Alunos: Filipe Pereira e João Estima

Projeto: David against Goliath: how creative communication helps small advertising agencies survive in a market led by giant companies

Equipa 4

Docente: António Trigo

Alunos: Patrícia Ferreira e Rodrigo Vieira

Projecto: iS2E - intelligently connecting creative students with entrepreneurs

Equipa 5

Docente: Madalena Abreu

Alunos: Ana Catarina Ribeiro e Melissa Cabral

Projeto: International youth volunteering: drawbacks and new triggers in a brand new social and high-tech era

Equipa 6

Docente: António Trigo

Alunos: Nuno Cruz e Vera Sá

Projeto: Creative financing of startups

Equipa 7

Docente: João José Joaquim

Alunos: Bruna Oliveira e Pedro Vieira

Projeto: Creativity and Entrepreneurship: The role of Gender and Personality

 

IPC é o único representante português da Rede PRIME

A Rede Prime, da qual o Instituto Politécnico de Coimbra é membro desde 1999, consiste, numa rede independente de 20 instituições de ensino superior de 16 países europeus, dos Estados Unidos da América e da Colômbia, formada com o objetivo de partilhar interesses comuns e de impulsionar o desenvolvimento e a promoção de programas e projetos práticos, interculturais e interdisciplinares, suscetíveis de beneficiarem a educação, a investigação e a formação aplicada, não esquecendo a vertente “mobilidade de estudantes”.

O IPC é o único representante de Portugal.

 

Alunos do IPC irão ajudar na organização do evento

No contexto desta iniciativa, o IPC conta com a colaboração de 17 estudantes na organização da Euroweek como figura de tutor para acompanhamento das equipas de cada um dos países participantes.

Mais informações sobre o evento em www.euroweek2017.com e no Facebook em https://www.facebook.com/Euroweek-2017-1818891201699507/.