Nova equipa presidencial toma posse no Dia do Politécnico de Coimbra

09 Julho 2019 | 19:00h

A equipa da Presidência do Politécnico de Coimbra vai ser enriquecida com mais três elementos, que vão tomar posse no Dia do IPC, numa cerimónia a realizar no dia 11, a partir das 15h00, na Antiga Igreja do Convento de S. Francisco, em Coimbra.

O gestor Filipe Rodrigues é o novo Vice-Presidente, com os pelouros do Planeamento, Projetos e Cooperação Interinstitucional. Filipe Rodrigues é licenciado em Organização e Gestão de Empresas pela FEUC, fez carreira internacional na multinacional General Electric desde 2006, tendo ocupado cargos executivos, de âmbito global e regional, na Europa e também nos Estados Unidos. Liderou projetos e iniciativas em diferentes áreas de negócio da empresa - desde o setor da Energia à Aviação passando pela Saúde e Transportes. Mais recentemente foi CFO e administrador do grupo Baker Hughes GE, para África, onde foi responsável por liderar as equipas financeiras e operacionais na região.

Sara Proença assume funções como Pró-Presidente, com os pelouros da Inovação e Empreendedorismo. A docente é doutorada em Economia pelo ISEG/Universidade de Lisboa, na área de especialização da Economia da Energia e Ambiente, mestre em Economia Aplicada pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e licenciada em Economia pela mesma Universidade. É Professora adjunta na Escola Superior Agrária do IPC, onde leciona nos domínios da economia, gestão e empreendedorismo, investigadora integrada do Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS/IPC), e coordenadora, no IPC, do projeto Polientrepreneurship Innovation Network (PIN)/Poliempreende.

Lúcia Simões Costa toma posse como Pró-Presidente, com os pelouros do Planeamento da Oferta Formativa e Inovação Curricular. A docente é doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, mestre em Saúde Ocupacional pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e licenciada em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É Professora Adjunta da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC) desde 1999, onde foi diretora entre 2003 e 2008.

Ana Ferreira, até agora Pró-Presidente do IPC, transita para Vice-Presidente, mantendo os pelouros de Comunicação, Captação de Alunos Nacionais e Internacionais, Alumni, Serviço de Saúde Ambiental e Ocupacional, aos quais acresce o Plano Estratégico. A docente é doutorada em Ciências da Saúde, mestre em Saúde Pública e pós-graduada em Saúde Ocupacional, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, e licenciada em Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC). É Professora Coordenadora de Saúde Ambiental da ESTeSC desde 2001, onde assumiu vários cargos, designadamente, Presidente interina, Vice-Presidente (2009/2017), Diretora de curso/Departamento, Presidente de Comissão Científica, Presidente e Vice-presidente da Assembleia de Representantes.

José Gaspar e Cândida Malça mantêm-se como Vice-Presidentes, o primeiro com os pelouros de Recursos Humanos, Património, INOV-IPC e CINEP, e a segunda com os pelouros de Gestão Académica, CTeSP e Acreditação, Sistema Interno de Garantia da Qualidade. Maria João Cardoso mantém-se como Pró-Presidente com o pelouro da Internacionalização e Daniel Gomes como Administrador do IPC, com os pelouros de Aprovisionamento, Tecnologias de Informação, Empregabilidade e INOPOL.

 

CONFERÊNCIA, TRIBUTO À HISTÓRIA DO IPC E ATRIBUIÇÃO DOS PRÉMIOS IPC

 

Este evento, que assinala o Dia do Politécnico de Coimbra (cuja data é oficialmente 9 de julho mas este ano é celebrado no dia 11), inicia com uma sessão de abertura, que contará com as intervenções do Presidente do IPC, Jorge Conde, do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, da Presidente do Conselho Geral, Filomena Girão, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, e da Representante das Associações de Estudantes, Ana Gomes.

Segue-se a conferência “O Conhecimento na Construção da Democracia”, proferida pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, e posteriormente, a tomada de posse dos novos membros da Presidência do IPC. Há ainda lugar a um tributo à história do IPC, que incluirá uma homenagem a docentes e não docentes com mais de 35 anos de serviço, e a aposentados em 2018, um reconhecimento ao mérito a ex-estudantes do IPC, designados por cada escola, que se evidenciaram no seu percurso profissional, e a atribuição, pela primeira vez, dos prémios IPC.

Galeria