Dia do Politécnico de Coimbra celebrou presente e futuro e prestou tributo aos que fazem a história da instituição

15 Julho 2019 | 12:45h

A comemoração do Dia do Politécnico de Coimbra reuniu a comunidade IPC num dia de festa, na Antiga Igreja do Convento São Francisco. A cerimónia assinalou os 40 anos de vida da instituição, no passado dia 11, e serviu para comemorar o presente e o futuro do IPC, sem esquecer todos aqueles que fazem parte da sua história.

Na sessão de abertura, o Presidente do IPC recordou a evolução e mudança das universidades e politécnicos portugueses nas últimas décadas e o impacto que teve na sociedade, e referiu que o ensino politécnico deve estar focado no “saber fazer, com cursos onde a componente prática assuma uma importante relevância”. E pelas exigências que têm sido feitas, “pelas normas de acreditação e avaliação, pela qualificação dos corpos docentes e importância crescente na investigação e desenvolvimento”, o Presidente do IPC defende que estas instituições de ensino se deveriam denominar Universidades Politécnicas. Neste sentido, Jorge Conde espera que o Parlamento, em 2020, repense o ensino superior português permitindo que “esta nossa instituição de escolas centenárias, dinâmicas e vivas, se denomine Universidade Politécnica de Coimbra”.

Sobre o trabalho desenvolvido neste mandato, o Presidente do IPC afirmou que vai ser iniciado um trabalho de inovação curricular, com vista ao aumento da área da inovação e empreendedorismo, e referiu-se às obras de melhoramentos das instalações em curso ou a realizar, nomeadamente as novas cantinas no ISCAC/ESAC e na ESEC a iniciar este ano, uma nova residência para 2020, e o início das obras na Casa do Bispo.

Intervieram também o Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, a Representante das Associações de Estudantes, Ana Gomes, a Presidente do Conselho Geral, Filomena Girão, e o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. Seguiu-se uma conferência intitulada “O Conhecimento na Construção da Democracia”, proferida pelo Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha.

O Dia do IPC foi também a data escolhida para a tomada de posse de novos membros da equipa presidencial: a Vice-Presidente Ana Ferreira, o Vice-Presidente Filipe Rodrigues, a Pró-Presidente Lúcia Simões Costa, a Pró-Presidente Sara Proença, e ainda o Diretor do Instituto de Investigação Aplicada, Jorge Bernardino.

Num tributo à história do IPC, e de uma forma simbólica, mais de 20 pessoas (docentes, não-docentes e ex-alunos) foram homenageados pelo IPC. Foram ainda entregues, pela primeira vez, os Prémios do Politécnico de Coimbra, que reconhecem e incentivam a excelência do trabalho de alunos e docentes: Ciência & Investigação - Investigador do Ano e Ciência+, Sociedade, Artes e Cultura, seguindo-se a entrega dos prémios de mérito Caixa Mais Mundo, da Caixa Geral de Depósitos, aos alunos do IPC com as melhores notas de candidatura no ano letivo 2018/2019. 

Abaixo a lista dos homenageados e premiados no Dia do IPC:

 

Aposentados em 2018

DOCENTE

Ana Cristina Tavares Paixão dos Santos Girão - ESTeSC

João António Durão Correia - ESAC

Maria de Fátima Rebelo Marques Ferreira Marques - ISEC

 

Homenageados 35 anos - 2019

DOCENTE

Elsa de Canavarro Almeida - ESAC

Fernando Jorge de Almeida Casau - ESAC

Francisco Fernando Ribeiro Ramos - ISCAC

Maria do Carmo Rosa Lopes - ESAC

NÃO DOCENTE

António Abrantes Simões - ESAC

Maria de Lurdes Faria Pires - ESAC

Margarida Rosa Pina Ricardo Justo Baptista – ESTeSC

João Vaz - ESAC

 

Tributo a Título Póstumo

Francisco Amaral, ex-docente de Comunicação Social na Escola Superior de Educação de Coimbra, falecido este ano. O Conselho Geral aprovou, por unanimidade, a atribuição da Medalha do IPC.

 

Tributo ao mérito (ex-alunos indicados pelas Escolas)

Ana Isabel Costa Oliveira Silva Mascarenhas – ISCAC

Aricson César Jesus da Cruz – ESTGOH

Daniel Pinheiro – ESEC

Fernando Miguel Reis Ribeiro – ESTeSC

Francisco José dos Santos Rodrigues - ESTGOH

Hugo Pereira Hilário – ISEC

Jorge Soares - ESAC

Marcelo Franco de Sousa – ISCAC

Pedro Miguel Dinis Fernandes Gomes Carrana – ISEC

Virgínia Coutinho - ESEC

 

Prémio IPC Ciência & Inovação – Investigador do Ano

José Matias Lopes, docente do ISEC

 

Prémio IPC Ciência & Inovação – Ciência+

Grupo de Investigação Ciência e Engenharia Alimentar do CERNAS - Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade, sedeado na ESAC, integrado no laboratório de soluções industriais sustentáveis (SISUS), é liderado por Marta Henriques, e constituído ainda por Carlos Dias Pereira, Ivo Rodrigues, João Gândara e David Gomes.

 

Prémio IPC Artes e Cultura

Projeto “MusicSign”, de dois intérpretes de Língua Gestual Portuguesa (LGP), Rafaela Silva e Pedro Oliveira, na ESEC

 

Prémio IPC Sociedade

Projeto “Letras Prá Vida”, da autoria das docentes da ESEC, Dina Isabel Mendes Soeiro, Sílvia Maria da Cruz Rodrigues Parreiral e Carla Susana Ribeiro Patrão.

 

Prémios de mérito Caixa Mais Mundo - CGD

Nádia Patrícia Pinheiro Custódio – Licenciatura Arte e Design - ESEC

Lília Mendonça Silva Costa – Licenciatura Fisioterapia - ESTeSC

Maria António Gaspar – Licenciatura Ciências Biomédicas Laboratoriais - ESTeSC

Eva Eleonor de Albuquerque e Castro de Almeida Sindicq - CTeSP Maneio de Equinos, Equitação Terapêutica e de Lazer - ESAC

Daniel Duarte Cruz Branco - CTeSP Análises Químicas e Biológicas - ISEC

Galeria