Touch Rugby Agrária Coimbra Nutriva apresentou participação no Europeu de Clubes

26 Julho 2019 | 18:30h

A equipa de Touch Rugby da Agrária vai disputar, a 3 e 4 de agosto, a 1.ª edição do Campeonato de Clubes Campeões Europeus 2019, em Maidenhead, Londres – Inglaterra, organizado pela EFT - Federação Europeia de Touch Rugby.

O relvado do Politécnico de Coimbra na Escola Superior Agrária foi, dia 23 de julho, o palco da cerimónia de apresentação da participação da equipa do Núcleo de Rugby da AEESAC, que são bicampeões nacionais de Touch Rugby.

Durante a cerimónia, foram divulgados os pormenores de preparação desta importante participação internacional, nomeadamente os apoios – com destaque para o da Câmara Municipal de Coimbra, “indispensável para concretizar esta internacionalização com custos muito elevados” -, e os objetivos de participação.

João Alberty, Presidente do Núcleo de Rugby da AEES Agrária de Coimbra, mostrou-se agradecido pelo apoio da Autarquia, de todos os parceiros, e pela forma como a equipa não tem parado de treinar para preparar esta competição, manifestando a certeza de alcançar os objetivos traçados, particularmente proporcionar experiência internacional aos atletas e equipa técnica do clube, formalizar parcerias com clubes de referência no rugby europeu que podem trazer equipas de diversas escalões a Coimbra e levar aqueles países atletas, equipas e treinadores para intercâmbios desportivos e formativos, para além de divulgar a Cidade de Coimbra, os cursos do Politécnico e demais parceiros envolvidos.

Carlos Cidade, vereador do Desporto, manifestou certeza que o apoio concedido será muito bem gerido e multiplicado em oportunidades que farão crescer o clube, a modalidade em Coimbra, os intervenientes e a divulgação da Cidade de Coimbra. Apoiante desde a primeira hora, mostrou-se positivo e encorajador dos que, de 2 a 5 de agosto, elevarão em Inglaterra o nome de Coimbra.

Jorge Conde, Presidente do Politécnico de Coimbra, enalteceu o papel do Rugby Agrária como “marca que há muitos anos eleva e divulga através do desporto o nome do Politécnico de Coimbra” e voltou a referir publicamente que estão previstos investimentos no parque desportivo do Politécnico, quartel general do Rugby Agrária, de forma dar melhores condições à prática desportiva. Desejou sorte à equipa, reiterando o apoio do IPC.

António Monteiro, administrador da Nutriva, patrocinador da equipa, referiu que a aposta da Nutriva “continuará a ser apoiar uma equipa e clube que prima pela transmissão de valores muito importantes como a Solidariedade e Respeito, sendo que o apoio até aqui prestado tem sido muito bem empregue”, desejando sorte aos atletas e equipa técnica.

Celso Ferreira, treinador da equipa, falou no empenho de todos e num objetivo ambicioso de trazer "o caneco" para Coimbra, “objetivo muito difícil visto estarmos a dar os primeiros passos na modalidade”, mas referiu que a equipa está a trabalhar há muito tempo para esta participação, e por isso “temos de pôr os objetivos altos para nos superarmos”.

O último a ter a palavra foi o Vice Capitão nesta competição, Eduardo Seabra, que referiu que estão “todos ansiosos” para que comece a competição. “Podia começar já hoje, até porque a equipa está mais forte depois de dois dias a treinar com um dos melhores treinadores do Mundo desta variante, Peter Walters”, também ele presente na cerimónia.

Para além dos já referidos, estiveram presentes na apresentação atletas e convidados parceiros do projeto, nomeadamente o Vice-Presidente da ESAC, Prof. Rui Amaro, o Presidente da AEESAC, Pedro Fadiga, o Presidente da UF São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, Jorge Veloso, jornalistas, e o Neozelandês Peter Walters "Mr Touch".

A preparação da participação continua com treinos no relvado da Agrária e a partida está marcada para a manhã de dia 2 de agosto, sendo os dias 3 e 4 dedicados à competição, com regresso a Coimbra marcado para dia 5 ao final do dia.