Protocolo com a NERC proporciona aos estudantes do Politécnico de Coimbra ter contacto com empresas desde o primeiro ano

29 Julho 2019 | 18:00h

O Politécnico de Coimbra (IPC) e a NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra assinaram hoje, 29 de julho, um protocolo de cooperação, com o intuito de reforçar a aproximação entre o ensino politécnico a e o tecido empresarial da região. O protocolo pretende aumentar a colocação de conhecimento gerado no IPC ao serviço das empresas, formar e reter quadros mais qualificados na região, e potenciar a investigação e a inovação, com vista a contribuir para um aumento da competitividade das empresas da Região de Coimbra.

O acordo vai proporcionar aos estudantes o contacto com o tecido empresarial desde o primeiro ano, formação em contexto de trabalho, assim como o desenvolvimento de projetos em parceria com o tecido empresarial. Vai também permitir o desenvolvimento da parte prática dos conteúdos programáticos das unidades curriculares, através de uma primeira interação com a realidade de trabalho, e com a identificação e potencialização de ações e projetos em co promoção.

Segundo o Presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, “temos vontade de fazer uma formação cada vez mais próxima das empresas”, explicando que será desenvolvido um trabalho de estudo da oferta formativa para ir ao encontro das necessidades do mercado de trabalho. “Não é na sala de aula ou no laboratório que o aluno conhece a realidade de uma empresa”, concretizou, acrescentando que o IPC pretende assim ajudar a fixar os estudantes na região e responder aos desafios da sociedade.

Para Horário Pina Prata, Presidente da NERC, as empresas cada vez mais desejam jovens profissionais qualificados e este protocolo vai ao encontro dessa necessidade e de uma dinâmica de parcerias que a associação tem vindo a desenvolver.