Politécnico de Coimbra promove integração de estudantes Erasmus com curso de Língua e Cultura Portuguesas

20 Setembro 2019 | 13:15h

Os estudantes que iniciam este ano letivo o Programa Erasmus no Politécnico de Coimbra tiveram oportunidade de frequentar um curso de língua e cultura portuguesas, preparado especialmente para as necessidades de quem chega ao nosso país e necessita de algum apoio na primeira fase de adaptação.

O curso decorreu de 2 a 13 de setembro, mesmo antes do início do ano letivo, e contou, nesta primeira edição, com 13 participantes de 7 nacionalidades diferentes: Alemanha, Espanha, Holanda, Itália, Polónia, República Checa e Roménia. Foram duas semanas de integração com atividades focadas na língua, cultura e território regional.

A docente responsável pelas aulas foi Ana Bela Lopes, que ensinou aos participantes alguns conteúdos práticos para a vida pessoal e social quotidiana, como por exemplo apresentar-se, cumprimentar, despedir-se, localizar e descrever lugares, reservar um quarto de hotel, perguntar e dizer as horas/dias da semana/meses, pedir no café/restaurante/lojas, entre outros.

A par das aulas, realizaram-se atividades e visitas, que pretenderam introduzir algumas noções relacionadas com a história e o património cultural português, nomeadamente ao centro histórico de Coimbra e ao rio Mondego, ao convento e mata do Bussaco, e à Costa de Lavos (Figueira da Foz) com uma demonstração de arte xávega.

Segundo Maria João Cardoso, pró-presidente e coordenadora institucional das Relações Internacionais do IPC, tratou-se de “um primeiro contacto com a língua, focado nas necessidades do dia-a-dia”, quer pretendeu “integrá-los na nossa cultura”. O balanço desta primeira edição é francamente positivo, de acordo com a responsável, frisando “a alegria e importância da experiência vivida pelos alunos participantes que fizeram questão de nos deixar algumas mensagens escritas: "I really enjoyed coming to this course and I think it was really helpful"; "I am very glad I took this course. I improved my language skills and I met a lot of nice people"; "For the first time in a while I was happy again, so thank you very much for everything"; "My overall experience of the course was really nice"; "It was a pleasure for me to be at this course. Also cultural events were very interesting and well organized"; "I am really happy that I attended this course".

O curso tem 40 horas, confere 3 ECTs, e deverá realizar-se com uma frequência semestral, com turmas preferencialmente pequenas (até 20 participantes), de forma a que os mesmos possam usufruir de uma experiência mais completa.