Mais de 400 kgs de excedentes alimentares reaproveitados através da Re-Food

16 Outubro 2019 | 18:30h

O Politécnico de Coimbra reaproveitou 408 Kgs de excedentes alimentares, no período entre 1 de março e 30 de junho, que foram encaminhados, por parte da Re-Food, para famílias e instituições carenciadas, sinalizadas por aquela entidade.

A recolha dos excedentes alimentares abrangeu todas as cantinas e cafetarias dos Serviços de Ação Social do Politécnico de Coimbra localizadas na cidade de Coimbra, tendo-se realizado às sextas-feiras, vésperas de feriados e, sempre que justificável, também em dias de eventos em qualquer uma das Unidades Orgânicas de Ensino.

Para além de serem reaproveitados os excedentes alimentares para doação a famílias carenciadas, numa vertente de cariz social, o IPC conseguiu reduzir a quantidade de resíduos produzidos nas suas cantinas e cafetarias, promovendo, desta forma, a sua missão de contribuir para um Politécnico de Coimbra e uma sociedade cada vez mais sustentáveis.

Esta ação tem vindo a realizar-se no âmbito do projeto “Politécnico de Coimbra +Sustentável” com o objetivo de implementar ações, em toda a Instituição, que contribuam para que o IPC seja ambientalmente mais sustentável.

Foi a pensar na eliminação/redução do desperdício alimentar e no combate à fome que o Politécnico de Coimbra estabeleceu, em março de 2019, uma parceria com a Re-food.

A Re-Food é uma organização independente, sem fins lucrativos, conduzida por cidadãos 100% voluntários, que recolhe os excedentes alimentares de diversas instituições e distribui por aqueles que necessitam. A sua missão é reduzir o desperdício alimentar, atenuando a fome, o que contribui ainda para a diminuição da quantidade de resíduos que, de outra forma, acabariam nos aterros sanitários, agravando o problema da gestão dos resíduos nas cidades.

Comemora-se, hoje, 16 de outubro, em mais de 150 países, o Dia Mundial da Alimentação, com o intuito de alertar e consciencializar as pessoas para questões globais relacionadas com a alimentação e a nutrição.

 

Galeria