Politécnico de Coimbra adere a rede de Universidades do Sudoeste Europeu CRUSOE

21 Janeiro 2020 | 17:30h

Jorge Conde, Presidente do Politécnico de Coimbra (IPC), participou hoje, 21 de janeiro, na reunião da rede CRUSOE - Conselho de Reitores das Universidades do Sudoeste Europeu, que assinala a integração do IPC nesta rede e cuja adesão formal se realiza em março.
O Presidente do IPC ressalva que o Politécnico se encontra “empenhado em ser parte ativa da rede e dos seus objetivos” e considera que esta é mais uma oportunidade de trabalhar em rede com as Instituições de Ensino Superior do Norte e Centro da Península Ibérica e criar escala na cocriação do saber.
O encontro teve lugar na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã e contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e da secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, a fim da inclusão dos Institutos Politécnicos da Região Centro (Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Tomar e Viseu) ao CRUSOE.
O CRUSOE, constituído por Universidades e Politécnicos do Norte e Centro de Portugal e das regiões espanholas da Galiza, Castela e Leão, Astúrias e Cantábria, é um grupo de referência da Europa para a macrorregião do Sudoeste Europeu em matéria de inovação, investigação e ensino superior. Enquanto rede de cooperação, visa promover a investigação e inovação entre instituições, consolidar espaços de colaboração, refletir e trabalhar em projetos que apresentem soluções da macrorregião, incrementar a disponibilidade de conhecimentos e a mobilidade de profissionais, entre outros.
Em representação do CRUSOE, o evento contou com o respetivo Presidente, Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro e pelo Secretário Executivo, Salustiano Mato, antigo Reitor da Universidade de Vigo e ex-Presidente do Conselho de Reitores das Universidades do Sudoeste Europeu.