Semana Europeia da Prevenção de Resíduos | Feira de Prevenção dos Resíduos

De 18 a 26 de novembro, comemora-se a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que tem como objetivo alertar e desafiar a população em benefício da economia circular e de um mundo mais sustentável.

Neste âmbito, o IPC e o Município de Coimbra vão dinamizar, de 20 a 22 de novembro, entre as 10h00 e as 16h00, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, a “Feira de Prevenção dos Resíduos”. Esta ação inclui vários workshops e atividades com o objetivo de sensibilizar para a reutilização de embalagens dando-lhes uma nova vida, prevenção e separação de resíduos, consumo consciente da água da torneira e redução da produção de garrafas de plástico. O programa integra as seguintes iniciativas:

– Workshop Eco-Frascos e Eco-Embalagens;

– Workshop “Produtos de Cosmética Sustentável”;

– Workshop Compostagem de Biorresíduos;

– Rios de energia: laboratório vivo de energias renováveis;

– Projeto CoolAsphalt: reciclagem total de misturas betuminosas com óleo alimentar usado como rejuvenescedor;

– Exposição “Resíduos a Circular”;

– Workshop de criação de sacos de pão e “eco-tshirt” a partir de roupa usada;

– Troca e doação de roupa;

– Atividades didáticas para crianças.

Esta ação conta com a colaboração de todas as escolas do IPC localizadas em Coimbra e com participação da ERSUC – Resíduos Sólidos Do Centro, S.A., das Águas de Coimbra, das Águas do Centro Litoral e da iniciativa Pacto Português para os Plásticos.

O evento é dirigido à população em geral, mas com principal destaque para as crianças e jovens de várias escolas do concelho de Coimbra.