Bolsas de Estudo (DGES)

Bolsas de Estudo da DGES

 

Esta Bolsa de estudo é atribuída pelo Estado, a fundo perdido, sempre que o agregado familiar em que o estudante se integra não disponha de um nível mínimo adequado de recursos financeiros.

 

Para informação sobre o estado da candidatura à bolsa de estudos, deverá consultar a Plataforma BeOn da DGES ou em alternativa agendar atendimento com a Assistente Social do SASIPC na sua escola através da Plataforma SASocial 

 

A candidatura a bolsa de estudo da DGES é anual e efetuada exclusivamente na Plataforma BeOn

Para o efeito, o(a) candidato(a):

      • De 1º ano, primeira vez através do Concurso Nacional de Acesso (CNA) deve manifestar a intenção de se candidatar à bolsa de estudo para receber automaticamente as credencias de acesso à referida Plataforma BeOn;
      • Outras situações através do preenchimento do Pré-registo, que deve ser remetido para sas@ipc.pt;

Seguidamente, o(a) candidato(a) deverá preencher e submeter a candidatura dentro dos prazos legais.

A análise das candidaturas a bolsa de estudo da DGES é efetuada por uma Assistente Social dos SASIPC através da Plataforma SICABE (Plataforma de gestão do sistema de atribuição de bolsas de estudo da DGES).

Esta análise obriga ao cruzamento de informação com a Autoridade Tributária (AT), com a Segurança Social e com Serviços Académicos, que implica um prazo de difícil previsão (que poderá decorrer entre 15 dias a 4 meses) não dependente dos SASIPC.

Os SASIPC poderão contactar o(a) candidato(a) para atendimento individual ou entrevista, agendados por uma Assistente Social dos SASIPC, por via telefónica, por email ou através da Plataforma SICABE.

O(a) candidato(a) é notificado do resultado da candidatura através da Plataforma BeOn, e no caso de ser bolseiro(a), a DGES procede aos respetivos pagamentos das mensalidades.

As candidaturas processadas automaticamente através da Plataforma SICABE, que tenham tido um resultado provisório, são alvo de posterior verificação e respetiva correção se necessário.

 

Passos para aceder à Plataforma SASocial:
1º Entrar no link https://sasocial.ipc.pt
2º Inserir as Credências do IPC;
3º Proceder ao registo, clicar no botão “Login”, posteriormente no de “Autenticação”, selecionar a “Unidade Orgânica” (escola) a que pertence;
4º Clicar no botão “Atendimento Assistente Social” escolher o horário, informar o motivo de atendimento e submeter.

 

 

Antes de iniciar o preenchimento da candidatura, aconselhamos que consulte:

> Guia do candidato

> Perguntas Frequentes

> Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior

 

 

Outras Bolsas de Estudo (DGES)

Para os estudantes com incapacidade, existem também Bolsas de Estudo que abrangem estas situações específicas.

Os estudantes da ESTGOH podem ainda candidatar-se às Bolsas de Estudo do Programa +Superior

 

Complemento de Alojamento para Estudantes Não Bolseiros

Documentos