Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local

Objetivos do Curso

Formar profissionais qualificados para o desempenho de funções na área da Educação de Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, com elevada capacidade de planeamento, enquadramento e avaliação de atividades, projetos e programas, utilizando diversas tecnologias com a perspetiva de intervenção social nos diversos contextos de Educação de Adultos (EA) e Desenvolvimento Local (DL).
Aprofundar a formação técnica, pedagógica e científica obtida no 1º ciclo da licenciatura, para o exercício das funções de EA e enquanto agentes de intervenção comunitária e de DL. Fornecer ferramentas que garantam a realização de atividades de investigação passíveis de fundamentar a intervenção dos mestrandos enquanto agentes de mudança em contextos de EA e de DL.
Proporcionar condições para adquirir conhecimentos aplicáveis ao desenvolvimento de projetos de investigação-ação.
Dotar os mestrandos de autonomia científica e cultural para o prosseguimento de estudos de 3.º ciclo -doutoramento.

Condições de Acesso e Ingresso

De acordo com o Regulamento do Ciclo de Estudos conducente à obtenção do grau de Mestre pelo IPC, podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, conferido por instituição de ensino superior nacional;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo conselho técnico-científico da ESEC, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Técnicos superiores/Coordenadores/gestores de projetos nas áreas da Educação de Adultos, Intervenção Comunitária e Desenvolvimento Local, em instituições públicas e privadas, tais como: câmaras municipais, IPSS’s, ONG e empresas.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Tratando-se de um curso de Mestrado de ensino superior politécnico, a filosofia e estrutura do plano de estudos pretende conciliar os seguintes objetivos gerais, associados às competências correspondentes:
a) Articular uma sólida formação científica no domínio geral da Psicologia e Ciências da Educação, Ciências Sociais e outras com os domínios específicos da Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, capaz de proporcionar
a) um entendimento culturalmente contextualizado desses fenómenos;
b) Articular uma formação científica com uma formação técnica associada ao domínio de competências operativas, capaz de proporcionar não só um “saber fazer”, como sobretudo um “saber porque é que se faz”;
c) Articular os projetos académicos com o mercado de trabalho, de modo a ajustar a natureza da formação/investigação às demandas do mercado de trabalho, sem esquecer a imperiosa necessidade das instituições de ensino superior politécnico poderem contribuir ativamente para a inovação e desenvolvimento das práticas profissionais do próprio mercado de trabalho; d) articular um plano de formação de competências científicas e técnicas com um plano de formação de competências pessoais dos estudantes, capaz de os habilitar não só ao exercício de uma atividade profissional, como também ao desenvolvimento de atividades de investigação científica aplicada;
e) Promover a mobilidade internacional dos estudantes no espaço da União Europeia, contribuindo para a abertura a outras realidades e para a construção a médio prazo de um “Espaço Europeu de Cidadania”.
Os objetivos são operacionalizados no primeiro ano letivo em cada UC e na relação interdisciplinar entre as UC afins.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O Diploma de Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local dá acesso a formação de nível superior, nomeadamente a estudos de 3.º ciclo.

Coordenador(es) do Curso