Pós-Graduação em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local

Objetivos do Curso

A Pós-Graduação em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local vem aprofundar a formação que a ESEC tem vindo a desenvolver no quadro da licenciatura em Animação Socioeducativa.
As componentes de Educação Adultos e do Desenvolvimento Local ganham relevo do ponto de vista académico numa perspectiva de intervenção profissional apta a responder a desafios diversos que a atual sociedade nos coloca.
Assim, uma das mais importantes funções sociais da Educação é a de promover de forma cooperativa, vontades e recursos, de maneira a desenhar respostas adequadas aos problemas dos grupos, comunidades e territórios.
O ‘local’ é, deste modo, entendido como um território organizado por projetos de intervenção trans-setoriais e interdisciplinares que requerem uma visão integrada do seu próprio desenvolvimento e do projeto educativo que o fundamenta e alimenta.
A Educação de Adultos, enquadrada numa perspectiva de Educação ao Longo da Vida procura inserir-se na vida das comunidades dos seus participantes onde ganham significado as novas aprendizagens e a sistematização e conceptualização desenvolvidas a partir das competências adquiridas nos vários contextos de vida.
Procura-se, reciprocamente, desenvolver novos saberes e competências aprofundando saberes adquiridos em perspectivas, por vezes, mais escolares.
É neste contexto que o presente curso em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local tem como grande objetivo a intervenção social e está fortemente associado ao desejo de promoção de uma sociedade mais democrática.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao curso de pós-graduação: a) Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior nacional nas áreas de Animação Socioeducativa, em Animação Sociocultural, em Educação Comunitária e em Educação Social; licenciado em Ciências da Educação, Sociologia, Antropologia e Psicologia e noutros cursos no âmbito das Ciências Sociais e Humanas; licenciado em Turismo, Teatro, Desporto e Lazer, Comunicação, Ensino ou em áreas afins; b) Candidatos com inscrição no último ano da licenciatura.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Dotar os estudantes com um conjunto de ferramentas conducentes à realização de atividades de intervenção passíveis de fundamentar, regular e avaliar propostas de desenvolvimento de competências educativas integradas em processos de desenvolvimento local

Acesso a um Nível de Estudos Superior