Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor

Objetivos do Curso

Este curso visa proporcionar formação no âmbito das filosofias e práticas de acompanhamento e inclusão socioeducativa de indivíduos com necessidades educativas especiais (NEE), centrando-se preferencialmente nas patologias do foro cognitivo e motor.

Condições de Acesso e Ingresso

Educadores de Infância, Professores do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Professores do Ensino Secundário, licenciados, independentemente da sua situação profissional e tempo de serviço. Poderão eventualmente ser admitidos outros candidatos licenciados, após análise caso a caso.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

N/A

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

1. Divulgar e explicitar a filosofia de educação de crianças com NEE numa perspectiva de escola inclusiva.
2. Fomentar e desenvolver competências de trabalho em equipa.
3. Desenvolver competências de intervenção e mobilização de todos os agentes educativos, nomeadamente, pais, professores/educadores, técnicos e comunidade.
4. Preparar para a adaptação e construção de instrumentos de observação e avaliação capazes de apoiar na identificação de necessidades educativas especiais, particularmente no domínio específico de formação.
5. Capacitar para a planificação e implementação das adaptações curriculares apropriadas às necessidades dos alunos e às características das instituições escolares.
6. Capacitar para a aplicação fundamentada de estratégias específicas de intervenção, mais em particular no domínio dos problemas cognitivos e motores.

AÇÃO ACREDITADA JUNTO DO CCPFC
N.º de horas de formação acreditadas: 230
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-118347/22
Prazo de validade para efeitos de início da ação: 24 de outubro de 2025

Para os efeitos previstos no n.º1 do art.8 do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação revela para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Para efeitos do art. 9 a presente ação não releva para a progressão em carreira.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

N/A

Coordenador(es) do Curso