Pós-Graduação em Ilustração Aplicada ao Design

Objetivos do Curso

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) desenvolve formação nas áreas da Educação, das Ciências Sociais Aplicadas e das Artes, procurando consolidar a sua intervenção na área geográfica em que se insere e assumir-se como instituição de referência no quadro do Ensino Superior em Portugal.
Os cursos da ESEC obedecem a uma matriz multidisciplinar orientada para a formação em áreas de natureza práxica, como estratégia capaz de responder às exigências da profissionalidade atual e à promoção do sucesso e inserção dos seus diplomados no mercado de trabalho.
Na linha dos pressupostos enunciados, e considerando que a ilustração é hoje uma disciplina de grande relevo e uma ferramenta fundamental nos processos de comunicação associados ao design, considera-se a pertinência da criação do curso de pós-graduação em Ilustração Aplicada em Design que, integrando diferentes contributos disciplinares e áreas de abordagem, permitirá ampliar a oferta formativa da Instituição, designadamente, na área das artes visuais.
O curso de pós-graduação em Ilustração Aplicada em Design inscreve-se no domínio da expressão e comunicação gráficas e está vocacionado para a aquisição de saberes e competências orientadas para práticas diferenciadas, aplicáveis a diversos âmbitos sociais e económicos. Nesse sentido, a formação implícita privilegiará abordagens que, associadas a enquadramentos comunicativos alternativos, propicia e acentua diferentes visões sobre a aplicabilidade da ilustração, assim como diferentes meios de conceção, tratamento e produção de narrativas abertas a lógicas multidisciplinares.
Considera-se ainda que o curso responde à vocação do ensino superior politécnico, o qual privilegia uma formação tendencialmente orientada para a aquisição de competências a serem desenvolvidas e materializadas em contexto profissional.

Condições de Acesso e Ingresso

Podem candidatar-se ao curso:
a)   Titulares do grau de licenciatura em áreas das artes e do design.
b)   Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c)   Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC;
d)   Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

O Pós-graduado em Ilustração Aplicada ao Design está habilitado a trabalhar em diferentes domínios da aplicação da ilustração, designadamente na ilustração editorial – publicações impressas e/ou digitais, ilustração no âmbito da criação de personagens, ilustração de produtos gráficos e /ou publicitários, ilustração para produto, ambientes e superfícies – têxtil e/ou cerâmico, assim como Ilustração em Motion Design.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Conhecer as técnicas e a cultura da ilustração, como recurso para a identificação, análise e reflexão sobre autores e obras de referência.
Adquirir conhecimento técnico e científico, de base conceptual e instrumental, orientado para o desenvolvimento de projetos apoiados em sistemas de representação tradicional e digital ou outros.
Proporcionar a continuidade de estudos conducentes a processos de aprofundamento na área da ilustração aplicada em design, numa perspetiva de especialização atualizada.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Não aplicável.