Conhecimentos de Base Recomendados
Competências gerais de edição de imagem digital.
Domínio da comunicação e composição visual.
Domínio dos princípios do design gráfico.
Métodos de Ensino
As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórica – exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer o contexto sociocultural e histórico em que se desenvolve esta área visual percebendo os conceitos e a terminologia da composição e da animação 3D, integrando os princípios básicos do seu discurso.
Saber operar e manipular software de modelação, composição e animação 3D.
Capacidade de aplicar ambientes luminosos e texturas, de modo realista ou criativo.
Capacidade de animar modelos tridimensionais, assim como câmaras, com destreza técnica e estética.
Programa
CONTEXTUALIZAÇÃO DA ANIMAÇÃO 3D NA CULTURA VISUAL
- Contextualização teórica das artes audiovisuais assistidas por computador na contemporaneidade;
- Pilares da linguagem visual e princípios do design aplicados ao discurso da composição temporal;
- Áreas de aplicabilidade da Animação 3D no contexto do design digital: processo de autoria: processo na indústria; produções artísticas; produções comerciais.
MODELAÇÃO
- Instruções para uso de ferramentas de modelação 3D.
- Modelação de estruturas simples e complexas.
TEXTURAS E ILUMINAÇÃO
- Uso apropriado de modos de texturas e materiais.
- Aplicação de iluminação realista e iluminação criativa.
ANIMAÇÃO
- Animação de objetos simples, tendo em consideração a sua especificidade estrutural.
- Animação de câmaras: simulação de movimentos de câmara e sequências.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro José de Jesus Vale VazMétodos de Avaliação
- - Componente teórica - 30.0%
- - Componente prática - 70.0%
- - Assiduidade e Participação - 10.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 90.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Alley, T. (2005). Exploring 3D Modeling with Cinema 4D R9. Idea Group Inc.
Gallardo, A. (2001). 3D Lighting: History, Concepts and Techniques. Charles River Media.
Maestri, G. (1999). Animação digital em 3D. Market Books.
Powers, A. (2004). Cinema 4D – The Artist’s Projects Source Book. CMP Bookes.
Heller, S./ Womack, D. (2008) Becoming a Digital Designer. John Wiley & Sons, Inc.
Korenman, J. (2015). You are an Impostor. Florida School Of Motion Inc. Link: http://www.schoolofmotion.com 03-01-2022 12:53 – Pedro José de Jesus Vale Vaz 5
Greyscalegorilla (2015). Tools and Training for 3D. Link: http://greyscalegorilla.com
Iamag (2015). Cinema 4D Tutorials, Link: http://www.iamag.co
Prominto Lab (2015). Cinema 4D Tutorials, Cairo, Egypt. Link: http://www.promintolab.com/
Masters, M. (2015). How to Get Started with 3D. Link: https://www.pluralsight.com/blog/film-games/howto-get-started-in-3d
Campbell, N. and Schmidt, C.