Animação 3D

Conhecimentos de Base Recomendados

Competências gerais de edição de imagem digital.

Domínio da comunicação e composição visual.

Domínio dos princípios do design gráfico.

Métodos de Ensino

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:

– Componente teórica – exposição oral centrada nos conteúdos previstos;

– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer o contexto sociocultural e histórico em que se desenvolve esta área visual percebendo os conceitos e a terminologia da composição e da animação 3D, integrando os princípios básicos do seu discurso.

Saber operar e manipular software de modelação, composição e animação 3D.

Capacidade de aplicar ambientes luminosos e texturas, de modo realista ou criativo.

Capacidade de animar modelos tridimensionais, assim como câmaras, com destreza técnica e estética.

Programa

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ANIMAÇÃO 3D NA CULTURA VISUAL

  1. Contextualização teórica das artes audiovisuais assistidas por computador na contemporaneidade;
  2. Pilares da linguagem visual e princípios do design aplicados ao discurso da composição temporal;
  3. Áreas de aplicabilidade da Animação 3D no contexto do design digital: processo de autoria: processo na indústria; produções artísticas; produções comerciais.

MODELAÇÃO

  1. Instruções para uso de ferramentas de modelação 3D.
  2. Modelação de estruturas simples e complexas.

TEXTURAS E ILUMINAÇÃO

  1. Uso apropriado de modos de texturas e materiais.
  2. Aplicação de iluminação realista e iluminação criativa.

ANIMAÇÃO

  1. Animação de objetos simples, tendo em consideração a sua especificidade estrutural.
  2. Animação de câmaras: simulação de movimentos de câmara e sequências.

Docente(s) responsável(eis)

Pedro José de Jesus Vale Vaz

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Trabalho de grupo - 90.0%
  • - participação presencial - 10.0%
Exame
  • - componente teórica - 30.0%
  • - componente prática - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Alley, T. (2005). Exploring 3D Modeling with Cinema 4D R9. Idea Group Inc.

Crook, I. / PEARE, P. (2016) Motion Graphics: Principles and Practices from the Ground Up. Fairchilld Books

SHAW, A. (2015). Design for Motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design. Routledge.

Gallardo, A. (2001). 3D Lighting: History, Concepts and Techniques. Massachussets: Charles River Media.

Greyscalegorilla (2015). Tools and Training for 3D. Link: http://greyscalegorilla.com

Heller, S. & Womack, D. (2008). Becoming a Digital Designer. John Wiley & Sons, Inc.

http://www.schoolofmotion.com

Iamag (2015) Cinema 4D Tutorials, Link: http://www.iamag.co

Korenman, J. (2015) You are an Impostor. Florida School Of Motion Inc. Link:

Maestri, G. (1999). Animação digital em 3D.  Market Books.  

Powers, A. (2004). Cinema 4D – The Artist’s Projects Source Book.  CMP Bookes.

Prominto Lab (2015) Cinema 4D Tutorials, Cairo, Egypt. Link: http://www.promintolab.com/