Conhecimentos de Base Recomendados
Competências gerais de edição de imagem digital.
Domínio da comunicação e composição visual.
Domínio dos princípios do design gráfico.
Métodos de Ensino
As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão em duas componentes pedagógicas fundamentais:
– Componente teórica – exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Componente prática – desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer o contexto sociocultural e histórico em que se desenvolve esta área visual percebendo os conceitos e a terminologia da composição e da animação 3D, integrando os princípios básicos do seu discurso.
Saber operar e manipular software de modelação, composição e animação 3D.
Capacidade de aplicar ambientes luminosos e texturas, de modo realista ou criativo.
Capacidade de animar modelos tridimensionais, assim como câmaras, com destreza técnica e estética.
Programa
CONTEXTUALIZAÇÃO DA ANIMAÇÃO 3D NA CULTURA VISUAL
- Contextualização teórica das artes audiovisuais assistidas por computador na contemporaneidade;
- Pilares da linguagem visual e princípios do design aplicados ao discurso da composição temporal;
- Áreas de aplicabilidade da Animação 3D no contexto do design digital: processo de autoria: processo na indústria; produções artísticas; produções comerciais.
MODELAÇÃO
- Instruções para uso de ferramentas de modelação 3D.
- Modelação de estruturas simples e complexas.
TEXTURAS E ILUMINAÇÃO
- Uso apropriado de modos de texturas e materiais.
- Aplicação de iluminação realista e iluminação criativa.
ANIMAÇÃO
- Animação de objetos simples, tendo em consideração a sua especificidade estrutural.
- Animação de câmaras: simulação de movimentos de câmara e sequências.
Docente(s) responsável(eis)
Pedro José de Jesus Vale VazMétodos de Avaliação
- - Trabalho de grupo - 90.0%
- - participação presencial - 10.0%
- - componente teórica - 30.0%
- - componente prática - 70.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Alley, T. (2005). Exploring 3D Modeling with Cinema 4D R9. Idea Group Inc.
Crook, I. / PEARE, P. (2016) Motion Graphics: Principles and Practices from the Ground Up. Fairchilld Books
SHAW, A. (2015). Design for Motion: Fundamentals and Techniques of Motion Design. Routledge.
Gallardo, A. (2001). 3D Lighting: History, Concepts and Techniques. Massachussets: Charles River Media.
Greyscalegorilla (2015). Tools and Training for 3D. Link: http://greyscalegorilla.com
Heller, S. & Womack, D. (2008). Becoming a Digital Designer. John Wiley & Sons, Inc.
http://www.schoolofmotion.com
Iamag (2015) Cinema 4D Tutorials, Link: http://www.iamag.co
Korenman, J. (2015) You are an Impostor. Florida School Of Motion Inc. Link:
Maestri, G. (1999). Animação digital em 3D. Market Books.
Powers, A. (2004). Cinema 4D – The Artist’s Projects Source Book. CMP Bookes.
Prominto Lab (2015) Cinema 4D Tutorials, Cairo, Egypt. Link: http://www.promintolab.com/